Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

BM de Santa Maria entrega 319 mechas na campanha “Cabelos de Aço das Brigadianas”

Publicação:

BM cabelos aços 6
Doação beneficiou duas entidades: a Casa Maria e o Centro de Apoio à Criança com Câncer (Cacc) - Foto: Claudionor Machado / BM

A Brigada Militar de Santa Maria fez a entrega de 319 mechas de cabelo doadas durante a campanha “Cabelos de Aço das Brigadianas”. A finalidade é a confecção de perucas a serem entregues para pacientes em tratamento contra o câncer.

A ação teve início em todo o RS no dia 8 de março e, inicialmente, tinha o objetivo de mobilizar policiais militares femininas. A mobilização extrapolou os muros dos quartéis e, com a procura de familiares das PMs, civis, e muitas crianças, a campanha foi aberta à comunidade: quem quisesse doar, poderia procurar qualquer unidade da Brigada Militar em qualquer município.

As mechas foram levadas pelos doadores até as unidades da BM em Santa Maria e região, e o ato de entrega, na tarde da quarta-feira (24/4), beneficiou duas entidades: a Casa Maria e o Centro de Apoio à Criança com Câncer (Cacc).

BM cabelos aços 7
Mobilização da BM foi tanta que campanha extrapolou os quartéis e contou com a participação de familiares das PMs e de civis - Foto: Claudionor Machado / BM

No Cacc, existe desde 2017 uma oficina de perucas, todas as segundas-feiras. Nesse local, as voluntárias confeccionam as peças, que são entregues às duas entidades e beneficiam pacientes, sem quaisquer custo.

Para Marta Lopes, assistente social do Cacc, “ações dessa natureza, feitas por uma instituição do tamanho da BM, potencializam o seu engajamento e trazem benefícios para todos, especialmente para aqueles que estão precisando de ajuda.”

O comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), tenente-coronel Erivelto Hernandes Rodrigues, destacou o ato dos doadores e doadoras, que “se despojaram de vaidade e doaram, literalmente, uma parte de si mesmos em benefício de outras pessoas, e isso tem muito valor”, completou o oficial.

Durante o evento também foi destacado o apoio dos profissionais de beleza e estabelecimentos que apoiaram a iniciativa, oferecendo cortes gratuitos para as voluntárias.

A soldado Juliana Machado Fagundes, do 1º RPMon, foi a primeira voluntária da unidade a doar seus cabelos. E ela não foi sozinha: mobilizou também sua filha e uma afilhada. “Assim que soube da ideia decidi: vou doar. Acho sensacional a gente poder ajudar tanto com tão pouco”, disse a soldado.

Texto: Sabrina Ribas / Ascom BM
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul