BRDE está com edital aberto para seleção de novos projetos a serem apoiados pelo banco
Repasse de incentivos fiscais permitiu entidade de Lajeado revitalizar espaço para atender mais de 700 crianças e adolescentes
Publicação:

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) disponibilizou o edital de 2025 para o processo seletivo de projetos que terão o apoio por meio de incentivos fiscais. O prazo de inscrições vai até o dia 31 de agosto. Podem ser captados recursos para iniciativas nas áreas cultural, social e esportiva voltadas a crianças, adolescentes e idosos. As entidades interessadas poderão inclusive encaminhar propostas para iniciativas já aprovadas anteriormente.
O edital faz parte da política de responsabilidade socioambiental adotada há dez anos pelo BRDE e que já repassou mais de R$ 40 milhões em repasses às entidades gaúchas.
Projeto do Vale do Taquari inaugurou obras apoiadas pelo banco
Referência no cuidado e formação de jovens e crianças na região, desde 1958, a Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (SLAN) presta atendimento a cerca de 715 crianças em situação de vulnerabilidade social. A estrutura de acolhimento, localizada no município de Lajeado passou por obras de reforma e ampliação para realizar as atividades em educação, cultura, cidadania e esportes.
As melhorias foram viabilizadas a partir do apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que vem auxiliando a entidade nos últimos dois anos através da lei de incentivos fiscais.

Apoio possibilitou ampliar instalações
As atividades realizadas na SLAN no contraturno escolar são executadas em duas frentes: a Educação infantil, atendendo crianças dos 2 aos 5 anos, e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), dos 6 aos 15 anos. Além de aumentar o conforto e a segurança, a reforma ampliou a capacidade de atendimento da instituição.
Com a reestruturação do espaço físico do Centro Nora Oderich, também foi possível expandir a oferta de atividades, explica a gerente administrativa da SLAN, Sandra Pretto. “Nesses espaços crianças e adolescentes passaram a contar com salas iluminadas, bem equipadas e organizadas, o que favorece o aprendizado, estimula a criatividade e fortalece o vínculo com a instituição”, destacou a gerente.
Novas oficinas também foram implementadas, como as de informática, reforço pedagógico e formação para o mundo do trabalho, o que amplia as oportunidades de desenvolvimento.
Seleção de novos projetos está aberta
Entidades que queiram seguir o exemplo da SLAN podem inscrever seus projetos até 31 de agosto. Para cadastrar as propostas, as instituições interessadas devem acessar o Portal de Incentivos. O formulário está disponível exclusivamente na forma digital. Os projetos selecionados terão os recursos disponibilizados até a última semana de dezembro deste ano.
Texto: Eduarda Dias / BRDE
Edição: Anderson Machado/Secom