Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

BRDE inaugura escritório para fortalecer presença institucional em Brasília

Novo espaço ficará responsável por acompanhar as pautas prioritárias junto aos órgãos públicos e demais instituições bilaterais

Publicação:

Escritório 01
O ato de inauguração contou com a presença do governador em exercício Gabriel Souza - Foto: Carolina Antunes/BRDE

Com o objetivo de ampliar as ações estratégicas com os parceiros operacionais e fortalecer a presença institucional em Brasília (DF), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) inaugurou, nesta terça-feira (25/2), seu escritório de representação na capital federal. O novo espaço ficará responsável por acompanhar de perto as pautas prioritárias junto aos órgãos públicos e demais instituições bilaterais, em especial para agilizar as novas operações de captação de recursos.

O ato de inauguração contou com a presença do governador em exercício Gabriel Souza e de executivos dos principais bancos internacionais com os quais o BRDE já atua em parceria. “Tenho certeza que esse escritório vai representar um passo adiante nessa missão e não há dúvida nenhuma da importância do banco para nosso Estado. Ter um lugar para chamar de seu em Brasília, nossa capital federal, é muito significativo e mostra a envergadura do banco. A partir daqui, poderá estabelecer muitos contatos que vão gerar ainda mais fundings e outras possibilidades para ajudar ainda mais pessoas e empresas dentro dos estados beneficiados”, destacou Gabriel.

Para o diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, o escritório em Brasília irá agilizar uma série de pautas importantes para toda a região Sul do país. “Será um instrumento que ajudará a impulsionar ainda mais o desenvolvimento sustentável da nossa região, estreitando as relações com nossos parceiros tradicionais e buscando novas parcerias, o que é fundamental ao processo de diversificação do nosso funding. Quanto mais parcerias, maior as alternativas para apoiar a economia local e com impacto social”, frisou Ranolfo.

O BRDE fechou 2024 perto dos R$ 6 bilhões em novos investimentos na região Sul e a carteira de crédito atingiu a marca de R$ 21,5 bilhões, crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Também participaram da inauguração a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans;  o secretário de Turismo, Ronaldo Santini; e os diretores do BRDE Leonardo Busatto (Planejamento), Heraldo Alves das Neves (Administrativo), João Paulo Kleinübing (Financeiro) e Mauro Mariani (Acompanhamento e Recuperação de Créditos).

Parceiros

Atualmente, seis bancos internacionais têm operações com o BRDE: Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), Novo Banco de Desenvolvimento (NDB – Banco dos Brics), Banco Europeu de Investimento (BEI), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). Desde sua criação, o BRDE já dispõe de uma mesma estrutura na cidade do Rio de Janeiro (RJ), que cuida das relações de parceria com o BNDES e Financiadora de Projetos e Pesquisa (Finep).

Além dos bancos internacionais de apoio ao desenvolvimento, a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), entidade que reúne as instituições de fomento do país, igualmente tem sede e realiza suas reuniões rotineiras e assembleias na capital federal. O escritório do BRDE está localizado no edifício Number One - SCN (Quadra 1, Bloco A, S/N, 17º andar, Asa Norte de Brasília).

Texto: Ascom BRDE
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul