Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar forma 33 instrutores para prevenir drogas e violência entre estudantes

Publicação:

Proerd BM
Militares que se formaram são de unidades de todo o Estado e completaram uma carga horária de 110 horas/aula - Foto: Everton Ubal / BM

A formatura da primeira turma de instrutores do Programa de Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Brigada Militar, ocorreu na manhã desta sexta-feira (17/5) na Câmara Municipal de Vereadores de Taquara. O grupo é composto por 33 militares de unidades de todo o Estado, que completaram a carga horária de 110 horas/aula, conforme estabelecido pelo Drug Abuse Resistance Education (DARE América).

A realização do programa cabe a policiais militares treinados e preparados para, a partir de uma metodologia específica, transmitir para os estudantes a importância de valorizar a vida e de se manter longe das drogas e da violência.

Os brigadianos desenvolveram habilidades necessárias a um instrutor do Proerd em áreas que envolvem pedagogia, técnicas de ensino e comunicação, entre outras. A partir de agora, estão habilitados a trabalhar com alunos da Educação Infantil, das séries iniciais e do 5° ao 7° anos.

No evento, compareceram o secretário de Educação do município, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel João Ailton Iaruchewski, e o major Cézar Augusto Chaves, representando o comando da Brigada Militar.

O Proerd é baseado no DARE, criado pela professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles (EUA) em 1983. Atualmente o programa está presente nos 50 estados americanos e em 58 países. Chegou ao Brasil em 1992, por iniciativa da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Texto: Ascom BM
Revisão: Vitor Necchi / Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul