Brigada Militar forma turma com 147 soldados nesta sexta-feira em Osório

formatura soldados Osório
Cerimônia de formatura dos 147 novos policiais militares foi no Centro de Osório - Foto: Robson Alves / BM

Mais uma formatura de novos soldados da Brigada Militar ocorreu na manhã desta sexta-feira (9/8). Desta vez, a cerimônia foi com os 147 formandos que frequentaram o Curso Superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar na Escola de Formação e Especialização de Soldados de Osório (Esfes/Osório). A solenidade ocorreu no Centro de Osório.

Dos formandos, 121 são homens e 26 mulheres. Os soldados Ierê Conrado Augusto, natural de Recife (PE) e que morava em São João do Sul (SC), Jonatas Moura da Silveira, nascido e residente em Osório, e Cristian de Lima Bernardino, carioca morador de Aracaju (SE), foram os classificados, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugares no curso.

Os oradores da turma foram César da Silva Kachuba e Thaís Kraemer. “Convivemos nove meses como família, enfrentamos adversidades, sentimos orgulho ao vestir a farda pela primeira vez e alegria ao misturar sotaques e conhecer novas culturas. Fomos leais ao nosso objetivo, buscamos a melhor formação em segurança pública, usufruímos da sabedoria dos mais antigos e dos instrutores, sempre dedicados, profissionais honrados e de alto nível da Brigada Militar. O curso nos ensinou valores e a responsabilidade que a legendária farda da Brigada Militar representa. A vocação pela profissão foi evidenciada, fortalecemo-nos, superamos as dificuldades com bravura e vibração”, disseram os oradores.

formatura soldados Osório ranolfo
O vice-governador Ranolfo desejou realização pessoal e profissional aos formandos - Foto: Robson Alves / BM

O vice-governador e secretário da Segurança Pública (SSP), Ranolfo Vieira Júnior, disse aos formandos que o momento era de celebração, já que eles fizeram parte de um concurso com 43 mil inscritos que forma agora 1.970 aprovados, que passam oficialmente a integrar a Brigada Militar. “Vocês estão ingressando em uma atividade totalmente diferente de outra função pública por colocar em risco a própria vida. Desejo-lhes êxito, realização pessoal e profissional”, disse Ranolfo.

O corregedor-geral da Brigada Militar, coronel Márcio Roberto Galdino, também valorizou a profissão dos novos soldados: “Vocês são heróis com o poder legal do cumprimento da missão, da técnica, com o poder que capacita ao enfrentamento das mais diversas situações, que mudam em frações de segundos. Vocês vão defender pessoas que nunca viram e não receberão agradecimento, mas retornarão para suas casas, ao final de cada turno, com a certeza da missão cumprida".

O prefeito de Osório, Eduardo Abrahão, explicou que a vida da sociedade está nas mãos dos operadores da segurança pública: “Vocês escolheram uma instituição que é símbolo no Estado e não escolheram simplesmente uma profissão, porque esta é uma missão que nos dá a confiança de estarmos protegidos”.

formatura policiais Osório
Do total de policiais formados nesta sexta-feira em Osório, 50 são de outros Estados - Foto: Robson Alves / BM

Também estiveram na solenidade o comandante do CRPO Litoral, coronel Luiz Ernesto Duarte; o comandante da Esfes/Osório, major Aurélio da Rosa; os prefeitos de Tramandaí, Balneário Pinhal e Caraá, Luiz Carlos Gauto, Márcia Tedesco e Nei Pereira dos Santos; o comandante da Esfes/Montenegro, tenente-coronel Machado; o comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, major Moraes; o delegado regional de Polícia Civil, Heraldo Guerreiro; a promotora de justiça Cristiane Della Mea Corrales; coronéis da reserva da Brigada Militar, entre outras autoridades militares e civis, além de familiares dos formandos.

As cidades onde os novos soldados irão trabalhar são definidas pela SSP e pelo Comando-Geral da Brigada Militar e deverão ser divulgadas na próxima semana.

Texto: Jussara Pelissoli/Ascom CRPO Litoral
Edição: Patrícia Specht/Secom