Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar inclui 860 alunos soldados em curso de formação

Publicação:

BM novos soldados
Na Escola de Formação e Especialização de Soldados de Porto Alegre, 158 alunos se apresentaram - Foto: Ascom BM

As máscaras de proteção contra o coronavírus não impediram de ver a alegria e a expectativa estampadas no rosto dos 860 candidatos aprovados no último concurso para o cargo de soldado da Brigada Militar (BM). Os jovens realizaram, ao longo da última semana, a etapa final do processo seletivo, no Departamento de Ensino (DE) da BM, em Porto Alegre. Na manhã desta segunda-feira (18/5), os agora alunos soldados foram recepcionados nas Escolas de Formação em Porto Alegre, Osório e Montenegro, na Escola de Sargentos em Santa Maria e em outros três polos de ensino nos municípios de Rio Pardo, Passo Fundo e Santa Rosa.

Ao longo da semana passada, os futuros soldados entregaram a documentação para fins de sindicância da vida pregressa e o exame toxicológico, em uma estrutura montada no ginásio do DE. No local, reuniram-se cerca de 50 brigadianos dos departamentos Administrativo, de Logística e Patrimônio, de Saúde, de Informática e de Ensino, em uma estrutura montada para acolher os candidatos com segurança em virtude da pandemia.

De acordo com o major Edi Paulo Garcia de Ávila, chefe da Seção de Recrutamento, Seleção e Acompanhamento, foram observadas todas as orientações de saúde. “Com distanciamento, o efetivo conferiu toda a documentação e já foi realizado o processo de inclusão dos candidatos no sistema RHE”, relatou.

O diretor de Ensino da BM, tenente-coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira, disse que os novos soldados já concluíram o processo de inclusão e escolheram, de acordo com as vagas disponíveis e classificação, o local onde realizarão a formação de 1.650 horas-aula. Os polos de ensino foram escolhidos em virtude da excelência que foi atingida na formação recente de turmas de soldados nesses locais.

A candidata Tayner da Silva Garcia vem de família brigadiana – avô sargento, pai tenente e irmão soldado. “Mesmo com formação em Serviço Social, hoje eu realizo um sonho, espero ingressar e seguir carreira”, disse.

Como já se tornou comum nos últimos concursos, há muitos candidatos de outros estados. Victor Nascimento de Castro, 25 anos, de Belo Horizonte, também destacou a admiração pela Brigada Militar, mesmo não residindo em solo gaúcho. “Vim aqui para dar o meu melhor e ajudar a sociedade”, assegurou.

Com essa inclusão, a BM cumpre o cronograma apresentado pelo governo do Estado, sendo esse o primeiro contingente dos três que ingressarão nos próximos anos, somando 1.576 novos servidores. O comandante-geral da BM, coronel Rodrigo Mohr Picon, destacou que os novos soldados terão por missão manter a queda nos indicadores de criminalidade. “A Briga Militar é uma instituição que completará 183 anos e que, em todo este período, se manteve relevante para o povo gaúcho, sendo essa importância um reflexo da formação de seus homens e mulheres”, ressaltou. “Desejo boas-vindas aos novos soldados, e que tenham plena realização como policiais militares.”

Texto: Sabrina Ribas/Ascom BM
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul