Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Campanha do governo do Estado conscientiza população sobre cuidados para se evitar avanço do coronavírus

Publicação:

Entre as ações do governo do Estado para restringir a propagação do coronavírus no Rio Grande do Sul está a campanha de conscientização “Uma mão lava a outra”. Produzida pela Secretaria de Comunicação, é veiculada em rádios, emissoras de televisão, meio digitais e em ônibus e lotações de todo o Estado, incentivado a população a tomar os cuidados necessários com a higiene e o distanciamento social para conter a disseminação do novo vírus. 

Dentro da proposta da campanha, a Secretaria da Saúde elaborou um cartaz com os cuidados diários para se manter afastado da chance de infecção pela Covid-19.

Além dessas ações, já foram assinados pelo governador Eduardo Leite três decretos para conter o avanço da pandemia – com a republicação de dois deles atualizando medidas. Os decretos estabeleceram, entre outras diretrizes, teletrabalho para servidores estaduais do grupo de risco, declaração de situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, interdição de praias e limitação de passageiros no transporte intermunicipal.

A Secretaria da Saúde montou ainda em janeiro um plano hospitalar de contingência e enfrentamento ao coronavírus, com a destinação de leitos de enfermaria e UTI para o tratamento dos casos, com previsão de expansão de acordo com a evolução dos níveis da pandemia no Estado.

Cartaz Covid 19 SES 1

Os decretos e suas atualizações

• Decreto 55.115, de 12 de março de 2020: dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus no Estado.
• Decreto 55.118, de 16 de março de 2020: estabelece medidas complementares de prevenção ao contágio pela Covid-19.
• Decreto 55.128, de 19 de março de 2020: declara estado de calamidade pública em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pela Covid-19.
• Decreto 55.129, de 19 de março de 2020: institui o Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Epidemia Covid-19, Conselho de Crise para o Enfrentamento da Epidemia Covid-19, Grupo Interinstitucional de Monitoramento das Ações de Prevenção e Mitigação dos efeitos da Covid-19 no sistema prisional do Estado do Rio Grande do Sul e Centro de Operação de Emergência – Covid-19 do Estado do Rio Grande do Sul.
Decreto 55.130, de 20 de março de 2020: altera o Decreto 55.128, de 19 de março de 2020, que declara situação de calamidade pública em todo o Rio Grande do Sul para fins de prevenção e enfrentamento à epidemia causada pela Covid-19.

Texto: Thamíris Mondin
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul