Candidata a subsede da Copa 2014, Porto Alegre recebe Brasil x Peru nesta quarta-feira
Publicação:

Candidata a subsede da Copa do Mundo de 2014, Porto Alegre recebe, nesta quarta-feira (1º), a partida entre Brasil e Peru, válida pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2010, na África do Sul. Daqui a cinco anos, o Estádio Beira-Rio - local do jogo desta noite, que começa às 22h -, deverá receber as partidas do maior evento futebolístico mundial, se a capital gaúcha for escolhida como uma das 12 sedes brasileiras do evento. A governadora Yeda Crusius está recebendo dirigentes desportivos e autoridades, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. À noite, Yeda vai ao Beira-Rio torcer pela Seleção.
Para que Porto Alegre venha a ser subsede da Copa do Mundo 2014, o governo do Estado vem garantindo apoio desde o ano passado. A cidade foi a segunda capital brasileira visitada pela delegação conjunta da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e do Comitê Organizador Brasileiro da Copa do Mundo 2014, em janeiro deste ano, quando foi apresentado ao grupo o projeto da reforma do estádio Beira-Rio, que atende plenamente aos requisitos de qualidade e segurança exigidos pela Fifa. A delegação sobrevoou a Capital e concluiu o trabalho assistindo a uma exposição da ampliação projetada do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O governo gaúcho viabilizou licenciamentos ambientais e isenções de ICMS para a construção, ampliação, reforma e modernização de estádios a serem utilizados na Copa do Mundo.
Em conjunto com a prefeitura de Porto Alegre, foi lançado o site da Copa (www.portoalegre2014.rs.gov.br ), onde podem ser acompanhadas todas as informações da candidatura da Capital a subsede do evento e o Projeto Copa RS 2014, integrante do Programa Estruturante Nossas Cidades. A governadora Yeda Crusius instituiu ainda o Comitê Executivo Copa RS 2014 e um Grupo de Trabalho em prol do evento. Também assinou com o Ministério do Turismo contrato para o repasse de R$ 4 milhões para duplicação da primeira etapa da Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), obra integrante do projeto Copa RS 2014.
Treinamento
Os quase 30 mil torcedores que estiveram no Beira-Rio na tarde dessa terça-feira (31), assistiram eufóricos ao treino beneficente da Seleção Brasileira de Futebol. O treinamento também serviu como preparação para o efetivo de mil policiais que vai trabalhar, nesta quarta-feira (1º), no jogo entre Brasil e Peru, válido pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2010. Para assistir ao treinamento, os torcedores puderam trocar ingresso por alimentos não-perecíveis, que serão divididos entre o Comitê de Ação Solidária, ligado ao Gabinete da Governadora, e a Prefeitura de Porto Alegre, para serem entregues a entidades sociais.
Nesta noite, os policiais militares farão o policiamento ostensivo do Estádio Beira-Rio e em pontos referenciais de Porto Alegre, como Aeroporto Salgado Filho, hotéis onde estão hospedadas as delegações, eixo da Trensurb e principais avenidas de acesso ao estádio. Serão distribuídos 50 mil panfletos com o slogan Paz nos Estádios, Paz no Mundo, com informações e dicas de segurança para torcedores. A meta é mostrar aos 130 países que receberão a transmissão da partida que o Rio Grande do Sul está preparado para receber a Copa do Mundo 2014.
De acordo com o tenente-coronel Silanus Mello, comandante do Batalhão de Operações Especiais, a Brigada Militar usará o mesmo efetivo do treino na partida desta quarta-feira. Mello destaca que o Batalhão é responsável pela escolta das seleções brasileira e peruana dos hotéis até o estádio. Até agora, não tivemos nenhum tipo de problema, desde a saída do Brasil do hotel até a chegada ao estádio, nem no acesso do torcedor ao palco do treino, disse o comandante.