Capacitação sobre Juventude Rural debate sucessão familiar
Publicação:
Sucessão na agricultura familiar: desafios e perspectivas é o tema central do painel que ocorre nesta quarta e quinta-feira (23 e 24), em Passo Fundo, durante Capacitação de Juventude Rural, que a Emater/RS-Ascar está promovendo em todas as regiões do Estado, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. O evento inicia às 9h, no Hotel Itatiaia e deve reunir 16 extensionistas da Região. Já foram realizadas capacitações nos Escritórios Regionais de Bagé e de Ijuí e
programadas as datas para as demais regiões (Estrela, dias 5 e 6 de agosto; Santa Maria, 12 e 13 de agosto; Santa Rosa, dias 18 e 19 de agosto; Erechim, dias 27 e 28 de agosto; Pelotas, 2 e 3 de setembro; Porto Alegre, 16 e 17 de setembro; Caxias do Sul, dias 18 e 19 de setembro).
O jovem tem demonstrado interesse em permanecer no meio rural, mas está
precisando de um olhar mais atento, com debate junto à família, analisa
Vera Terezinha Carvalho da Silva, assistente Técnica Estadual de Juventude
Rural pela Emater/RS-Ascar. Para Vera, uma das situações que tem contribuído para a expulsão o jovem do meio rural é a mudança estrutural das propriedades, tem como foco central o aumento da produção. Na pequena propriedade, na agricultura familiar, a organização da unidade familiar contempla a qualidade de vida e as relações sociais, as relações com o meio ambiente, de relação da família e seus laços sócio-culturais, observa, ao afirmar que a organização é com todas essas condições, não só no foco na produção.
Um dos fatores que as pesquisas tem apontado também é são as relações de gênero, central, da interrupção da sucessão, porque, com a saída da mulher, não há reprodução da unidade familiar. As mulheres são as que mais encontram dificuldades para permanência no espaço rural. As jovens (mulheres) são as que constróem com maior freqüência os seus projetos de futuro, distante do meio rural.
A Emater/RS-Ascar vem fortalecendo parcerias para construir coletivamente estratégias para contribuir para que jovem encontre caminhos e oportunidades, propiciando assim que possam construir seus projetos de futuro no espaço rural, destaca Vera, ao citar, entre as estratégias já listadas, a promoção do turismo rural, das agroindústrias familiares, do artesanato são os setores que mais tem atraído os jovens rurais.
Programação para os dias 23 e 24, em Passo Fundo
Quarta-feira (23)
Capacitação de Juventude Rural
9h - Dinâmica de apresentação
9h45min - Apresentação das Ações Regionais / Juventude Rural, com a coordenadora de Bem-Estar Social do Escritório Regional de Passo Fundo
10h - Apresentação das experiências em Juventude Rural pelos Municípios da região - Passo Fundo - Coordenação dos trabalhos das Supervisoras das Microrregiões.
12h - Almoço
13h30min - Painel - SUCESSÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR - DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
13h30min - Sucessão na agricultura Familiar - Rosane Spanevello - engenheira agrônoma e doutora em Desenvolvimento Rural da Ufrgs - UFSM/CESNORS.
14h45min - Sustentabilidade e Sucessão na Agricultura Familiar - engenheiro agrônomo Gilmar Antônio Meneghetti - mestre em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade - Escritório Regional da Emater-RS/Ascar de Passo Fundo.
16h15min - A Visão dos Jovens Rurais do Rio Grande do Sul sobre a Sucessão Familiar - Vera Carvalho - Pedagoga - Escritório Central da Emater-RS/Ascar de Porto Alegre.
16h45min - ATR de crédito- Análise dos dados de políticas públicas no âmbito regional, específicas de Juventude Rural, e o fortalecimento da participação dos Jovens Rurais - engenheira agrônoma Vera Godinho Vacaro - Escritório Regional do Regional da Emater-RS/Ascar de Passo Fundo.
17h15min - Debate
18h - Encerramento .
Quinta-feira (24)
8h - Definição de estratégias a ações para a região - Coordenação Luciana.
1. Como a extensão pode contribuir, através da prática extensionista, facilitando o diálogo na Relação Família x Jovem
2. Qual o papel do extensionista, como mediador no processo de sucessão na agricultura familiar?
9h - O Jovem Rural e o Meio Ambiente - Valéria Fernandes Oliveira, engenheira grônoma do Escritório Regional da Emater-RS/Ascar de Passo Fundo.
10h - Planejamento das Estratégias Regionais e Municipais em Juventude Rural na região. Definição da realização das metas do MDA em Juventude Rural na Região.
12h15min - Almoço
13h30min - Continuação
17h - Encerramento