Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Capacitações do projeto Emancipa Família Gaúcha começam nesta semana

Parceria do governo com a Cufa visa capacitar profissionalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social

Publicação:

Logo retangular de cor amarela, com o desenho de um braço verde dando a mão a um de cor vermelha. Abaixo, está escrito: Plano Rio Grande. Logo abaixo, Todos nós por todos nós. Esse conjunto está inserido num card maior, de fundo claro. Nesse card, a logo do Estado aparece no canto direito.
-

As primeiras turmas do projeto Emancipa Família Gaúcha iniciam, nesta semana, as atividades nos municípios de Eldorado do Sul, Guaíba, Esteio e Sapucaia do Sul. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e executada pela Central Única das Favelas (Cufa-RS), promove a reinserção no mercado de trabalho e o fortalecimento da autonomia financeira de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de cursos de capacitação profissional.

Para a execução do projeto, a Cufa-RS recebeu o repasse de R$ 6,57 milhões, via Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Socioprodutiva (Feaisp – Desenvolvimento Social). Nos quatro municípios, 420 alunos participarão das capacitações em Auxiliar Administrativo, Manicure, Informática, Eletricista, Barbearia e Gastronomia.

“O foco do projeto é oferecer oportunidades para pessoas atingidas pelas enchentes de 2024. É uma política pública que vai além da resposta emergencial, pois aposta na qualificação, na geração de renda e na valorização da autonomia das pessoas. Com esse olhar no futuro, seguimos trabalhando para garantir que ninguém fique para trás”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel.

“O Emancipa Família Gaúcha é uma oportunidade concreta de transformação de vida. Depois das enchentes, oferecer caminhos reais para autonomia financeira é uma das maiores formas de reconstrução”, destaca o presidente da Cufa-RS, Junior Torres.

Ao término da capacitação, os participantes receberão kits de ferramentas ou materiais, no valor de R$ 1.500, adequados para o exercício das atividades relacionadas ao curso concluído. A previsão é de que as aulas se iniciem em Porto Alegre e Canoas na segunda quinzena de agosto. No total, são 41 turmas.

O Emancipa Família Gaúcha faz parte do Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite, criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul