Caravana da Inclusão beneficia mais de 3,5 mil famílias do Corede Central
Publicação:

A partir de janeiro mais de 3,5 mil famílias que vivem em extrema pobreza na região Central do Estado, contarão com a complementação de renda do RS Mais Igual. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11), em Santa Maria, pelo governador Tarso Genro e pelo secretário da Casa Civil, Carlos Pestana, durante a Caravana da Inclusão, que integra a agenda de Interiorização do Governo do Estado.
Alinhado ao plano Brasil Sem Miséria, o RS Mais Igual vai garantir uma renda mensal de R$ 100 per capita aos beneficiários do Bolsa Família com crianças de até seis anos. Assim como no programa federal, o RS Mais Igual tem como titular do cartão, preferencialmente, as mulheres chefes de família.
O governador lembrou que, quando o ex-presidente Lula lançou o Bolsa Família, muitas pessoas tentavam desmoralizar o programa. As pessoas que diziam isso não sabem a importância deste dinheiro para uma família pobre. Elas não entendem que isso significa às vezes comer ou não comer, que significa comprar um pão, uma roupa ou um calçado para as crianças”.
Tarso, ainda, ressaltou que até o início da atual gestão não existia um programa de erradicação da pobreza, como o RS Mais Igual. “Esse foi um compromisso assumido pelo nosso Governo. Saiam daqui orgulhosos, pois isso não é um favor, é um dever do poder público melhorar a vida das pessoas”, afirmou.
Durante o ato, Tarso Genro e Carlos Pestana fizeram a entrega simbólica do cartão a Lucimar Soares Ferreira, que tem seis filhos e, com a complementação de renda do RS Mais Igual, terá garantida uma renda mensal de R$ 800. “Só posso agradecer, esse dinheiro vai fazer toda a diferença para a minha família, disse Lucimar, que mora em Santa Maria.
Para o coordenador do RS Mais Igual, secretário Pestana, esse acréscimo de renda representa a porta de entrada para uma vida melhor. “Com este recurso, estamos garantindo o direito a uma renda mínima, que vai permitir que os filhos de vocês tenham uma alimentação melhor, um futuro melhor. Porque ninguém melhora de vida, sem ter comida em casa. Essa é a nossa luta, e é isso que dá sentido a um projeto de governo afirmou.
Erradicação do Subregistro Civil de Nascimento
Durante a Caravana da Inclusão, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, anunciou a entrega de computadores para 40 maternidades da região Central. Os dispositivos servirão como unidades de registro civil e serão interligados aos cartórios. No ato, o governador e o secretário Fabiano fizeram a entrega dos equipamentos às maternidades dos hospitais Universitário e Astrogildo de Azevedo.
Fabiano destacou a importância dos programas sociais criados pelo governador Tarso Genro e que procuram olhar para aqueles que mais precisam. “Estamos garantindo direitos, a uma renda melhor, e ao primeiro direito que é o registro de nascimento. A partir do ano que vem erradicaremos o subregistro”, finalizou.
Texto: Joice Proença
Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305