Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ceee é a quarta melhor distribuidora do país, com mais de 85% de satisfação nos serviços

Publicação:

Resultados apontam uma evolução de 14 posições da concessionária gaúcha desde 2015
Resultados apontam uma evolução de 14 posições da concessionária gaúcha desde 2015 - Foto: Fernando C. Vieira/Ceee

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (Ceee-D) alcançou 85,7% no Índice de Satisfação da Qualidade Percebida (ISQP) da Pesquisa Abradee - Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica deste ano. O resultado deixa a concessionária gaúcha entre as quatro melhores distribuidoras do país pela avaliação do cliente em um universo de 49 empresas de energia. O ISQP é formado por um conjunto de serviços que integram fornecimento de energia, atendimento ao consumidor, informação e comunicação, conta de luz e imagem. Esse trabalho é resultado de 26.575 entrevistas realizadas entre 4 de março e 16 de abril deste ano, em 871 municípios de 25 estados e mais o Distrito Federal.

Além desse índice específico, que avalia os 29 principais atributos que envolvem os serviços da empresa, a Ceee-D atingiu uma nota de 88,5% no Índice de Satisfação Geral (ISG). Em relação ao ano passado, a empresa evoluiu 6,8 pontos percentuais no ISQP e de 24,8 no ISG. Todos os dados da décima nona edição da pesquisa foram divulgados na quarta-feira (28), em evento da Abradee, na Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na média nacional, o ISQP de 2017 ficou em 77,8%. Os dados deste ano indicam uma evolução de 14 posições na visão do cliente em relação a 2015 e de seis posições quando comparado a 2016.

Para o presidente do Grupo Ceee, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, esse resultado traz satisfação à empresa e reforça o compromisso de aprofundar o trabalho realizado nos dois últimos anos de forma integrada com todas as áreas e empregados. “É muito gratificante mostrar que uma empresa pública pode ser reconhecida por sua eficiência, especialmente quando a dois anos ocupávamos uma situação nada confortável, segundo o órgão regulador do setor elétrico”, disse.

O diretor de Distribuição da Ceee, Júlio Hofer, reitera a evolução conquistada pela empresa. Segundo ele, “os resultados da Pesquisa Abradee ratificam que as estratégias implantadas nos dois últimos anos - e que envolveram a implantação de obras e projetos - trouxeram benefícios efetivos à qualidade do serviço e estão sendo percebidas pelos clientes. Ficamos honrados e continuaremos avançando para manter e ampliar a qualidade dos serviços ofertados, com constante monitoramento gerencial”, destacou.

A Ceee Distribuição atende a 1,6 milhão de clientes em 72 municípios das regiões da Campanha, Centro Sul, Metropolitana (incluindo Porto Alegre), Sul, Litoral Norte e Litoral Sul.

PESQUISA ABRADEE

 

2017

 

2016

 

2015

Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP)

  85,7

  78,9

  77,9

Fornecimento de energia

83,5

73,3

75,4

Atendimento ao cliente

90,2

79,7

75,5

Informação e comunicação com cliente

71,4

66,2

61,5

Conta de luz

93,8

89,2

95,1

Imagem

86,2

82,4

80,3

Responsabilidade Social

88,6

82,5

79,6

Índice de Satisfação Geral

88,5

63,6

67,0

Média Abradee

76,8

74,4

77,3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Posição da Ceee Distribuição na pesquisa de Satisfação do Cliente, nos anos de 2017, 2016 e 2015, entre as 49 concessionárias participantes da Pesquisa Abradee:

  • 2017 – 4º lugar
  • 2016 – 10º lugar
  • 2015 – 18º lugar

 Índice de Satisfação Geral (ISG) na Ceee Distribuição e por Regiões

Índice de Satisfação Geral

2017

2016

Evolução 2017/2016

Geral Ceee

88,5

63,6

24,8

Região da Campanha

89,0

88,0

1,0

Região Centro Sul

96,0

63,0

33,0

Região do Litoral Norte

92,2

71,3

20,9

Região Sul

87,1

78,0

9,1

Região Metropolitana

86,5

52,7

33,8

Região Litoral Sul

92,0

82,8

9,2

 

 

 

 

 

 

 

 





Texto: Mara Medeiros/Ascom Ceee
Edição: Sílvia Lago/Secom 

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul