Ceee é a quarta melhor distribuidora do país, com mais de 85% de satisfação nos serviços
Publicação:

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (Ceee-D) alcançou 85,7% no Índice de Satisfação da Qualidade Percebida (ISQP) da Pesquisa Abradee - Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica deste ano. O resultado deixa a concessionária gaúcha entre as quatro melhores distribuidoras do país pela avaliação do cliente em um universo de 49 empresas de energia. O ISQP é formado por um conjunto de serviços que integram fornecimento de energia, atendimento ao consumidor, informação e comunicação, conta de luz e imagem. Esse trabalho é resultado de 26.575 entrevistas realizadas entre 4 de março e 16 de abril deste ano, em 871 municípios de 25 estados e mais o Distrito Federal.
Além desse índice específico, que avalia os 29 principais atributos que envolvem os serviços da empresa, a Ceee-D atingiu uma nota de 88,5% no Índice de Satisfação Geral (ISG). Em relação ao ano passado, a empresa evoluiu 6,8 pontos percentuais no ISQP e de 24,8 no ISG. Todos os dados da décima nona edição da pesquisa foram divulgados na quarta-feira (28), em evento da Abradee, na Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na média nacional, o ISQP de 2017 ficou em 77,8%. Os dados deste ano indicam uma evolução de 14 posições na visão do cliente em relação a 2015 e de seis posições quando comparado a 2016.
Para o presidente do Grupo Ceee, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, esse resultado traz satisfação à empresa e reforça o compromisso de aprofundar o trabalho realizado nos dois últimos anos de forma integrada com todas as áreas e empregados. “É muito gratificante mostrar que uma empresa pública pode ser reconhecida por sua eficiência, especialmente quando a dois anos ocupávamos uma situação nada confortável, segundo o órgão regulador do setor elétrico”, disse.
O diretor de Distribuição da Ceee, Júlio Hofer, reitera a evolução conquistada pela empresa. Segundo ele, “os resultados da Pesquisa Abradee ratificam que as estratégias implantadas nos dois últimos anos - e que envolveram a implantação de obras e projetos - trouxeram benefícios efetivos à qualidade do serviço e estão sendo percebidas pelos clientes. Ficamos honrados e continuaremos avançando para manter e ampliar a qualidade dos serviços ofertados, com constante monitoramento gerencial”, destacou.
A Ceee Distribuição atende a 1,6 milhão de clientes em 72 municípios das regiões da Campanha, Centro Sul, Metropolitana (incluindo Porto Alegre), Sul, Litoral Norte e Litoral Sul.
PESQUISA ABRADEE |
2017 |
2016 |
2015 |
Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP) |
85,7 |
78,9 |
77,9 |
Fornecimento de energia |
83,5 |
73,3 |
75,4 |
Atendimento ao cliente |
90,2 |
79,7 |
75,5 |
Informação e comunicação com cliente |
71,4 |
66,2 |
61,5 |
Conta de luz |
93,8 |
89,2 |
95,1 |
Imagem |
86,2 |
82,4 |
80,3 |
Responsabilidade Social |
88,6 |
82,5 |
79,6 |
Índice de Satisfação Geral |
88,5 |
63,6 |
67,0 |
Média Abradee |
76,8 |
74,4 |
77,3 |
Posição da Ceee Distribuição na pesquisa de Satisfação do Cliente, nos anos de 2017, 2016 e 2015, entre as 49 concessionárias participantes da Pesquisa Abradee:
- 2017 – 4º lugar
- 2016 – 10º lugar
- 2015 – 18º lugar
Índice de Satisfação Geral (ISG) na Ceee Distribuição e por Regiões
Índice de Satisfação Geral |
2017 |
2016 |
Evolução 2017/2016 |
Geral Ceee |
88,5 |
63,6 |
24,8 |
Região da Campanha |
89,0 |
88,0 |
1,0 |
Região Centro Sul |
96,0 |
63,0 |
33,0 |
Região do Litoral Norte |
92,2 |
71,3 |
20,9 |
Região Sul |
87,1 |
78,0 |
9,1 |
Região Metropolitana |
86,5 |
52,7 |
33,8 |
Região Litoral Sul |
92,0 |
82,8 |
9,2 |
Texto: Mara Medeiros/Ascom Ceee
Edição: Sílvia Lago/Secom