CEEE faz vistoria nos dutos das redes que levam energia elétrica ao estádio Beira-Rio
Publicação:
Na tarde de terça-feira (29), técnicos da CEEE concluíram a inspeção da estrutura de bancos e dutos onde serão lançados dois alimentadores de energia elétrica que também farão o abastecimento ao Estádio Beira-Rio, local que sediará cinco jogos da Copa do Mundo neste ano.
Para a realização do trabalho, a empresa utilizou uma sonda de inspeção de dutos, equipamento desenvolvido através do Programa de P&D do Grupo CEEE (CEEE-D), que é coordenado pela Diretoria de Planejamento e Projetos Especiais. O projeto intitulado “TATUBOT Sistema de Inspeção de Redes de Distribuição Subterrânea” tem o objetivo de percorrer o interior dos dutos, filmando e transmitindo as imagens em tempo real das condições dos mesmos.
A CEEE-D realizou os depósitos de patente dos equipamentos gerados no âmbito do projeto, junto ao INPI em 2013, ano em que o projeto encerrou, garantindo desta forma a exclusividade do uso e/ou comercialização da tecnologia e produtos gerados no mesmo.
O TATUBOT (equipamento robótico) é utilizado para inspeção da condição dos alimentadores subterrâneos, verificando sua estrutura protetora e o aquecimento dos cabos. Com o uso dessa sonda é possível realizar reparos em banco de dutos de forma direcionada, pois é visível o tipo de problema e o local do problema, facilitando e agilizando a solução de um eventual problema existente, reduzindo assim os custos envolvidos na atividade.
Além de estruturas subterrâneas junto a edificações e em conexões com alimentadores de energia aéreos, a CEEE tem cerca de 5km² de redes subterrâneas na área central de Porto Alegre, sendo responsável pelo atendimento direto de aproximadamente 45 mil clientes nessa área da capital.
Texto: Mara Medeiros
Foto: Fernando C. Vieira
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305