CEEE garante tecnologia para acesso à internet em Candiota
Publicação:

Alunos e professores das escolas Santa Izabel e Neli Betemps, localizadas no município de Candiota, estarão ligados, a partir da próxima segunda-feira (28), à rede mundial de computadores. As instituições fazem parte de um programa federal e terão a conexão facilitada por meio de um trabalho do Governo do Estado, realizado por intermédio da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).
A companhia gaúcha entrou como parceira do projeto, possibilitando a interligação, através da infraestrutura existente desde a sede, em Porto Alegre, até as duas escolas. A viabilidade do projeto se deu pela conexão de um cabo óptico até a Usina Termelétrica Presidente Médici, em Candiota. De lá uma nova conexão via rádio foi estabelecida, passando por uma torre de comunicação de propriedade da CEEE em frente à Prefeitura Municipal.
Conhecida como Power Line Comunication (PLC), a tecnologia empregada permite a transmissão de dados, voz e imagem usando como plataforma as redes elétricas. Desta forma, os computadores instalados nas escolas podem ser apenas ligados à tomada, sem a necessidade de uma linha telefônica, nem de cabos de rede. A iniciativa permitirá, quando implantada em regiões distantes dos centros urbanos, que as populações de baixa renda e as comunidades de locais remotos, como é o caso das duas escolas de Candiota, tenham condições de acesso à Banda Larga.
Para o presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, o trabalho demonstra a preocupação com os aspectos sociais que uma empresa pública deve ter. Encaramos este projeto como um retorno dos recursos empregados em impostos à comunidade da melhor forma possível: garantindo educação em igualdade de condições dos jovens de comunidades distantes com aqueles que estudam em escolas da rede privada nas grandes cidades, ressaltou.
Crédito da foto: Fernando C. Vieira/ACS Grupo CEEE