Centro Cultural Erico Verissimo promove lançamento do livro de Luiz Carlos Felizardo
Publicação:
O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo servirá de palco nesta quinta-feira (18) para o lançamento do livro: A Fotografia de Luiz Carlos Felizardo, de Luiz Carlos Felizardo, que teve a divulgação de uma edição especial durante o FestFotoPoA, em abril de 2011, como parte da homenagem do festival ao fotógrafo gaúcho. O evento ocorrerá às 19 horas, no auditório Barbosa Lessa, 4º andar do Centro Cultural CEEE, localizado à Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre.
Na programação do evento está prevista a exibição dos documentários de João Urban (fotógrafo) e Liliana Sulzbach (diretora, roteirista e produtora), às 18h e às 18h30min, respectivamente. O presidente do Grupo CEEE, Sérgio Souza Dias, a primeira-dama do Estado, Sandra Genro, o organizador do FestFoto, Carlos Carvalho e o artista homenageado Luiz Carlos Felizardo participam da solenidade de lançamento do livro.
A obra, patrocinada pelo Grupo CEEE, apresenta fotografias de Luiz Carlos Felizardo, alguns trabalhos em colagem e outros feitos a partir de nanquim sobre celofane. A publicação é estruturada em seis blocos - O Início (até 1984); Um ano com Frederick Sommer (1984-1985); Fotografias (1985-2010); O Sonho e a Ruína (São Miguel das Missões); Em Trânsito, e Traquinagens. Cada bloco é apresentado e comentado pelo próprio Felizardo.
Mais de 30 anos de produção
Trata-se do primeiro livro em preto e branco feito e impresso em Porto Alegre, que teve todo o processo de produção coordenado pelo próprio autor. Felizardo é um especialista tanto na captação e tratamento de imagens quanto nos processos gráficos para impressão de fotografia em papel. O livro reúne mais de 30 anos de produção de Felizardo e foi realizado seguindo o padrão internacional de livro de arte. Além de 187 fotografias (obtidas a partir de negativos em 35mm, médias e grande formato), possui trabalhos em colagem e outras traquinagens experimentais.
Apesar de ser retrospectivo, o livro revela apenas uma parcela pequena de tudo o que fiz nestas quase quatro décadas de carreira. Até eu fiquei impressionado com o tamanho da minha produção, ressalta Felizardo.
O livro conta com três textos de análise - Visões e Introvisões de Luiz Carlos Felizardo, desenvolvida pelo escritor e fotógrafo Pedro Afonso Vasquez, que analisa o desenvolvimento da linguagem fotográfica do artista e descreve sua trajetória a partir de aspectos técnicos e poéticos. A jornalista e crítica de arte, Paula Ramos escreve sobre as fotografias das ruínas de São Miguel das Missões, no texto O Sonho e a Ruína. Já o pesquisador e crítico de fotografia Rubens Fernandes Junior dedica-se às imagens captadas em viagens, registradas em formato 35mm, no texto Fotografia e Invenção.
A obra será comercializado a R$ 120 e a edição apresenta uma cronologia, com a indicação de dados biográficos, participação em exposições e a reprodução de fragmentos de textos críticos de época sobre o trabalho de Luiz Carlos Felizardo.
Luiz Carlos Felizardo
O fotógrafo nasceu em Porto Alegre, em 1949. Estudou música e Arquitetura,na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalhou com programação visual e desenho industrial e depois começou na fotografia publicitária. Em 1976, abriu seu próprio estúdio e trabalhou sobre patrimônio histórico gaúcho.
Em 1984, foi selecionado para um programa de intercâmbio nos Estados Unidos, onde trabalhou com o fotógrafo Frederick Sommer, algo que considera fundamental para sua carreira. Felizardo escreve sobre fotografia há décadas e mantém a mais longeva coluna especializada no jornalismo impresso nacional.
Ele é especialista em fotografias preto e branco e em imagens captadas em grande formato. Muito reconhecido pelo seu trabalho com paisagem, o autor fez a transição da fotografia analógica para digital com grande propriedade.
Serviço
O Quê: Lançamento do livro A Fotografia de Luiz Carlos Felizardo;
Quando: Dia 18 de agosto de 2011, quinta-feira, às 19 horas;
Onde: Auditório Barbosa Lessa, 4º andar do Centro Cultural Érico Verissimo (Andradas, 1223), em Porto Alegre;
Ingresso: Entrada franca;
Informações: (51) 3228-9710 ou (51) 3226-7974.
Texto: Paulo Camargo
Edição: Redação Secom - fone (51) 3210-4305