Cete revela grandes talentos na Esgrima em Cadeira de Rodas
Publicação:

Os professores Eduardo Nunes e Alexandre Teixeira, do Grêmio Náutico União, dedicam parte do seu dia para treinar os atletas da modalidade esgrima em cadeira de rodas, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete). Os treinos acontecem de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h, e a equipe já conta com 13 competidores. Destes, quatro já integram a equipe nacional (Vanderson, Mônica, Jovane e Suellen).
Recentemente, a equipe participou da Copa do Mundo de Malchow na Alemanha, a 1ª prova do circuito internacional de 2014. Conquistaram a medalha de ouro na prova de espada masculina, categoria B, com o atleta Jovane Guissone, e a medalha de bronze na prova de florete feminino, categoria B, com a atleta Suelen Rodolpho. O próximo desafio será a 1ª prova do circuito nacional, a I copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas em Belo Horizonte.
Este é o primeiro ano que a equipe treina no Cete. Aqui temos toda estrutura adequada. Acessibilidade, banheiro privativo e um espaço ideal para os nossos atletas, afirma o professor Eduardo, que relatou as dificuldades encontradas na antiga sede que era emprestada pela Brigada Militar.
Os equipamentos geralmente são doados pelo Grêmio Náutico União e se precisam de algum reparo os professores sempre dão um jeito que não atrapalhe o bolso. Já levamos uma cadeira para ser adaptada no Presídio Central. Foi uma experiência única e os presos fizeram o conserto, disse o professor Alexandre.
O Atleta Jovane Guissone que foi medalhista de ouro em Malchow também treina no Cete e depois de tantas conquistas começou a colher os louros. Hoje já tenho patrocínios, o que facilita o transporte porque venho todos os dias de Esteio. Quando me acidentei fiquei um ano e meio parado e com a esgrima tive minha autoestima de volta e melhoria no meu condicionamento físico, afirmou Guissone.
Além da esgrima Paralímpica, o Cete oferecerá vagas na escolinha a partir de fevereiro também para andantes. Vale a pena conferir esse projeto. Mais informações (51) 3233.6644.
Texto: Assessoria Fundergs
Foto: Tiago Garcia
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305