Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Chineses aprovam o vinho gaúcho

Publicação:

Comitiva do país asiático esteve no Vale dos Vinhedos
O coordenador geral da missão do país asiático ao RS, Lee Ley - com o prefeito de Bento, Guilherme Pasin -, visitou o Vale dos - Foto: Emanuele Nicola/PMBG

A qualidade do vinho gaúcho e o potencial produtivo do setor vitivinícola foram apresentados a uma delegação de chineses que visitou o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, nessa quarta-feira (21). O grupo, formado por líderes governamentais, representantes de universidades e de diferentes setores da economia asiática, participa da Semana da China no Rio Grande do Sul.

Acompanhados de integrantes do Governo do Estado, os chineses estiveram nas vinícolas Valduga e Miolo, onde assistiram à apresentação de um grupo local de dança folclórica. O diretor do BRDE, José Hermeto Hoffmann, acredita que a visita deverá potencializar negócios futuros. "A estrutura das vinícolas e a qualidade do vinho impressionaram os chineses e isso pode resultar na ampliação das relações comerciais", disse Hoffmann, lembrando que a Valduga tem escritório em Xangai e, em sua apresentação, ressaltou que há condições de atender a um eventual aumento de demanda.

O diretor do BRDE destacou ainda que o setor pode se beneficiar do processo em curso de estreitamento dos laços entre Rio Grande do Sul e China, cujas relações ganharam impulso com a missão governamental feita ao país asiático no final do ano passado e da qual a realização da Semana da China no RS é consequência direta.

Na visita à Valduga, o diretor técnico do instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Leocir Bottega, fez uma apresentação detalhada do setor à comitiva asiática, com destaque a quatro indicações de procedência já reconhecidas no Estado ao conjunto de 730 vinícolas registradas, que produzem um total de 388,30 milhões de litros de vinhos, sucos e derivados. Os chineses também conheceram o projeto exportador Wines of Brazil, desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil. São 33 empresas, que vendem produtos para 34 países.

O coordenador geral da missão, Lee Ley, comparou o vinho gaúcho "ao ouro da China" e garantiu o potencial de mercado em seu país. Segundo ele, é preciso uma divulgação maior na China, onde predominam hoje os vinhos europeus. Ley também mostrou entusiasmo em relação à cidade, que definiu como "acolhedora" ao prefeito Guilherme Pasin, que deu as boas-vindas ao grupo.

Texto: Denise Nunes
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul