Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ciclo de palestras no Margs traz professor Jorge Coli

Publicação:

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) promove nesta quinta-feira (3), às 18h, o terceiro encontro do ciclo Arte, História e Nacionalidade no Brasil Imperial. Firmando o compromisso de oferecer atividades paralelas de reflexão sobre a programação em cartaz, o Museu traz o professor da Unicamp, Jorge Coli, colunista do jornal Folha de S. Paulo, para falar sobre a obra de Victor Meirelles. A palestra acontece no Auditório do Margs. O ingresso é solidário: uma peça de roupa ou quilo de alimento não-perecível para a Campanha do Agasalho 2008. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada. Informações: Núcleo de Extensão do Margs, fone 51 3227 2311, e-mail extensao@margs.rs.gov.br.

A palestra integra a programação paralela da exposição A Primeira Missa no Brasil - O Renascimento de uma Pintura, que está aberta à visitação até o dia 27 nas Pinacotecas do Museu. Depois das falas dos curadores Pedro Xexéo e Andrea Pedreira, que abordaram o processo de concretização da mostra, e da historiadora Maria Lúcia Bastos Kern, sobre a pintura e a construção da nacionalidade nas Américas, o Margs recebe o professor titular do programa de pós-graduação em História da Arte e da Cultura do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas (Unicamp), Jorge Coli. Na palestra, vão estar em foco a obra do pintor catarinense Victor Meirelles e as inter-relações entre arte e história na construção da identidade brasileira.

Coli é autor do artigo Primeira Missa e invenção da descoberta, no qual aborda como as opções de cores, desenhos e geometria interna se estruturam no projeto artístico do pintor de instaurar um momento harmônico e espiritual, onde se concertavam mundos opostos. Também no livro Como Estudar a Arte Brasileira do século 19, o autor apresenta um estudo de importantes telas do pintor catarinense e dos seus contemporâneos Pedro Américo e Almeida Júnior, situando a arte brasileira do período no seu contexto histórico.

O professor graduou-se em História da Arte e Arqueologia pela Universidade de Provença (França) e doutorou-se em Estética pela USP. Dirige, com Pedro Paulo Funari, a Revista de Arte e Arquelogia, é responsável pela coluna Ponto de Fuga, do caderno Mais!, da Folha de São Paulo, e atuou como colaborador do jornal francês Le Monde. Foi professor convidado nas Universidades de Paris I (Panthéon-Sorbonne - França), Osaka (Japão) e Princeton (EUA). Em 2003 recebeu o Prêmio Gonzaga Duque de Melhor Crítico de Arte conferido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte - ABCA. É autor de O que é arte?, Vincent Van Gogh: a noite estrelada e A paixão segundo a ópera, entre outros.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul