Cinco municípios passam a ter acesso gratuito aos cursos promovidos pela FDRH
Publicação:
Durante a 25ª Interiorização do Governo do Estado, nesta quinta-feira (18), em Três Passos, a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) tornou-se parceira de cinco novos municípios. Com a medida, os servidores municipais passam a ter acesso às formações realizadas pela FDRH/Rede Escola de Governo de forma totalmente gratuita.
O governador Tarso Genro, o diretor-presidente da FDRH, Jorge Branco, e os prefeitos de Três Passos, Jose Carlos Anziliero Amaral (em exercício); de XV de novembro, Nilva Lopes Maldaner; de Jaboticaba, Miguelzinho Piccin; de Cerro Grande, Alcione Moi; e de São José das Missões, Silvio Pedrotti de Oliveira, assinaram o protocolo de intenções que formalizou o acordo.
Há 19 meses, a Rede Escola de Governo promove a formação de servidores públicos e agentes sociais. Em parceria com 32 universidades gaúchas sem fins lucrativos e comunitárias, são desenvolvidos programas de formação continuada sobre diferentes temas.
Pioneiro e inédito no país, o programa trata da qualidade no serviço e na gestão do Estado. A parceria com as mais respeitadas instituições de ensino superior assegura ao programa um corpo docente com saber acumulado de ensino e pesquisa construído há décadas, além de permitir que o Estado usufrua da infraestrutura já existente.
Resultados
· Cerca de 11 mil servidores e agentes sociais já participaram de cursos de pós-graduação, extensão, seminários e oficinas
· 88 cursos de extensão presenciais
· 5 cursos de extensão na modalidade de Educação a Distância
· 6 cursos de especialização (pós-graduação)
· 44 seminários e oficinas
· Mais de 100 municípios já participaram das atividades
Pesquisa
Além do ensino, a FDRH passou a investir em pesquisa. Em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), lançou edital de pesquisa nas seguintes áreas: Gestão Pública e Democracia; Estado e Sociedade Civil; e Desenvolvimento Sustentável, Tecnologia, Inovação e Pesquisa. Um investimento de R$ 500 mil para auxiliar projetos de pesquisa com orçamento de até R$ 20 mil, desenvolvidos por pesquisadores vinculados às Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras da Rede Escola de Governo. Já foram selecionados 18 projetos.
Texto e foto: Daiane Evangelista
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305