Cineasta Zeca Brito assume como diretor do Instituto Estadual de Cinema

foto Zeca iecine
Entre os objetivos de Zeca no Iecine está a formação de público para o cinema gaúcho e nacional - Foto: Divulgação / Sedac

O Instituto Estadual de Cinema (Iecine) está sob nova direção. Quem assume o instituto é o cineasta Zeca Brito, mestre em Artes Visuais pela Ufrgs, com ênfase em História, Teoria e Crítica, e graduado em Realização Audiovisual pela Unisinos e Poéticas Visuais pela Ufrgs. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-RS) na sexta-feira (16/8).

Zeca dirigiu e roteirizou curtas e longas-metragens exibidos no Brasil e no exterior. Seu curta Aos Pés foi escolhido Melhor Filme Júri Popular no Festin Lisboa 2009, e seu primeiro longa-metragem, O Guri, foi exibido em festivais internacionais e no Canal Brasil.

Em 2017, ele dirigiu o documentário A vida Extra-Ordinaria de Tarso de Castro, exibido no Festival do Rio e na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Em 2019, Zeca lançou o longa-metragem de ficção Legalidade, no 35º Chicago Latino Film Festival. Exibido no 42º Guarnicê Festival de Cinema conquistou os prêmios de Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Direção de Arte e Melhor Direção de Fotografia.

Como Zeca pensa o Iecine:

A atuação
“O Iecine deve operar em três dimensões: a dimensão simbólica (memória e produção artística), a dimensão econômica (emprego, renda, mercado) e a dimensão cidadã (humana, territorial e social)”.

A memória
“Cabe ao Iecine fomentar a produção local, garantir a circulação e exibição através de equipamentos culturais e editais públicos. Preservar, perpetuar a memória imaterial, documental e criativa dos realizadores audiovisuais do RS, registro cultural de um povo, uma época e sua escrita histórica”.

Emprego e renda
“Defender a existência de uma cadeia produtiva que gere emprego e renda, que articule políticas fiscais com a participação do Estado e com o fortalecimento do setor. Articular políticas audiovisuais que atendam às demandas de mercado e dos realizadores, do público e da sociedade como um todo”.

Interior
“Promover a interiorização e internacionalização da produção Audiovisual do RS. O Iecine deve se envolver na tarefa de formar o público para o cinema gaúcho e nacional, oportunizar a fruição cultural e ocupar os espaços culturais do RS, alfabetização audiovisual. Também deve ser missão do Iecine atender as cidades do interior do Estado que não têm salas de cinemas”.

Texto: Rafael Varela/Ascom Sedac
Edição: Patrícia Specht/Secom