Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cinema é tema da VII Mostra do Conhecimento em escola de Soledade

Publicação:

O Instituto Estadual de Educação Maurício Cardoso, localizado no município de Soledade, realiza entre os dias 12 e 14 de julho a VII Mostra do Conhecimento. Intitulada Luz, Câmera... Educação, a iniciativa traz para a comunidade escolar o resultado da pesquisa feita sobre a história e os gêneros do cinema por alunos de todas as turmas do Instituto, da pré-escola ao Ensino Médio e ao Normal.

A iniciativa que conta a professora Vera Vasconcelos, supervisora da escola, é realizada desde 2004, tendo um tema central a cada edição. Ela enfatiza que o tema foi escolhido pelos alunos, em votação. O projeto, além de apresentar o resultado da pesquisa e estudos de mais de dois meses, possibilita envolvimento dos alunos, trabalho em equipe, desperta lideranças estudantis, estimula a criatividade e a organização individual e dos grupos de trabalho, exemplifica a supervisora, ao lembrar da contribuição da iniciativa sob ponto de vista pedagógico.

A coordenadora do projeto, a professora de geografia do Ensino Médio Rosane Bettin, explica que as pesquisas começaram em abril. Sempre no contraturno escolar, as crianças, adolescentes e jovens pesquisaram, estudaram e elaboraram em grupo (pois cada turma apresenta um trabalho final) encenações e trabalhos impressos e em novas mídias, como vídeos. O resultado do trabalho aborda um gênero cinematográfico, da animação ao faroeste e será apresentado internamente no dia 12. Nos dias 13 (manhã, tarde e noite) e 14 de julho (manhã e tarde), a Mostra recebe a comunidade escolar e escolas do município e da abrangência da 25ª CRE.

Relacionando cinema, ensino e História, utilizando a linguagem universal da sétima arte e novas tecnologias, os grupos apresentarão os trabalhos. Às turmas do Ensino Fundamental ficaram encarregadas dos gêneros animação/fantasia, faroeste, espionagem e musical. O Ensino Médio/Normal explorou as características do drama, suspense, terror, ação, romance, comédia, ficção científica e aventura. Cinema brasileiro, história do cinema, produção de Hollywood, personagens cinematográficos e recepção mereceram a atenção de uma turma cada um.

Redação: Patrícia Coelho
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul