Cinemateca Paulo Amorim exibe mostra dos 30 anos da associação dos técnicos de cinema
Publicação:

A Cinemateca Paulo Amorim exibe de 5 a 11 de maio os filmes da Mostra APTC 2016-30 Anos. A programação, organizada pela Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul (APTC-RS), apresenta um panorama das três últimas décadas do cinema produzido no estado, com a exibição de 20 longas e 50 curtas-metragens. A mostra ocorre em três cinemas do Centro da capital: Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim, CineBancários e Cinemateca Capitólio. A programação tem curadoria da Associação de Críticos de Cinema do RS (ACCIRS). A entrada é franca.
Entre os títulos mais recentes da mostra, estão os longas "Beira?Mar" (2015), de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon; "Castanha" (2014), de Davi Pretto; "A Oeste do Fim do Mundo" (2014), de Paulo Nascimento; "Se essa Lua fosse Minha", de Larissa Lewandowski (2014); o documentário "Terráqueos: Vestígios de uma Era Digital" (2014), de Frederico Ruas; e o curta "Castillo y el Armado" (2014), de Pedro Harres. Também estão na programação títulos mais antigos, como “Anahy de las Misiones” (1997), de Sergio Silva; “Tolerância” (2000), de Carlos Gerbase; e “Houve uma Vez Dois Verões” (2002), de Jorge Furtado, entre outros.
"A intenção da Mostra APTC 2016 é mostrar a diversidade da produção gaúcha nestes 30 anos de existência da entidade, contemplando um audiovisual que está em transformação, principalmente nestes últimos dez anos, com a produção em formatos digitais", explica o atual presidente da entidade, Davi de Oliveira Pinheiro.
Mais informações no site www.aptc.org.br. Veja a programação por dia no link https://goo.gl/uMvuMg
Sessões na Sala Eduardo Hirtz da Casa de Cultura Mario Quintana, na Rua dos Andradas, nº 736, no Centro Histórico de Porto Alegre
quinta-feira (5)
17h – Referendo, de Jaime Lerner
19h – Porto dos Mortos, de Davi de Oliveira Pinheiro
sexta-feira (6)
17h – Cinco Maneiras de Fechar os Olhos, de Amanda Copstein, Emiliano Cunha, Filipe Matzembacher, Gabriel Motta Ferreira e Abel Roland
19h - A Oeste do Fim do Mundo, de Paulo Nascimento
Sábado (7)
17h – Eu Não Vou Dizer que Eu Te Amo, de Guto Bozzetti
19h – Beira-Mar, de Filipe Reolon e Marcio Matzembacher.
domingo (8)
17h - A Última Estrada da Praia, de Fabiano de Souza
19h - Terráqueos: Vestígios de uma Era Digital, de Frederico Ruas
terça-feira (10)
17h - O Guri, De Zeca Brito
19h – Simone, de Juan Zapata
quarta-feirta (11)
17h – Dromedário no Asfalto, de Gilson Vargas
19h – Castanha, de Davi Pretto
Texto: Roberta Amaral/Ascom Sedac
Edição: Denise Camargo/Secom