Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cipel lança sua nova antologia na Biblioteca Pública do Estado

Publicação:

biblio333
Lançamento acontecerá na quinta-feira (18), a partir das 18h - Foto: Bruna Cabrera/Especial Palácio Piratini

"Mulheres nas Artes, na Cultura e na História" é a mais recente antologia do Círculo de Pesquisas Literárias (Cipel), que terá lançamento na quinta-feira (18), a partir das 18h, na Biblioteca Pública do Estado (BPE), no Centro Histórico de Porto Alegre. Na ocasião haverá entrega gratuita de exemplares aos presentes.

A publicação reúne artigos de pesquisa sobre o papel das mulheres na construção da história e da sociedade, trazendo perfis de figuras como Joana D'Arc, Princesa Isabel, Imperatriz Leopoldina, a poetisa Rita Barém de Melo e Eva Sopher, a guardiã do Theatro São Pedro. A obra traz textos de Luiz Osvaldo Leite, Hilda Flores, Moacyr Flores, Lotário Neuberger e Rafael Bán Jacobsen, entre outros.

Saiba mais

O Cipel foi formado em 1966 por um grupo de intelectuais que estudavam, preferencialmente, temas sobre o Rio Grande do Sul nas diversas áreas humanísticas. Entre os fundadores estavam Lothar Hessel, Hélio Moro Mariante, Júlio Petersen e Pedro Leite Villas-Bôas. Desde então, o grupo já publicou 33 livros sobre os mais diversos temas de pesquisa, incluindo cultura afro-brasileira, reflexos da 1ª e da 2ª Guerras Mundiais no Brasil, a Era Vargas, a Era Flores da Cunha, o Partenon Literário e Cinema & Literatura.

Serviço:

Quando: quinta-feira (18), a partir das 18h
Local: Biblioteca Pública do Estado (Riachuelo, nº 1190), em Porto Alegre
Detalhes: Com Rafael Bán Jacobsen, presidente do Cipel, pelo e-mail rafaeljacobsen@gmail.com
Entrada gratuita.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul