Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cluster de Tecnologias para Saúde- RS terá abertura oficial em março de 2016

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL,  14.08.2015: Diretor executivo do Medical Valley, Tobias Zobel, fala sobre implantação do cluster de tecnologias para a saúde no Rio Grande do Sul. Foto: Andressa Moreira/Especial Palácio Piratini
Diretor-executivo do Medical Valley, Tobias Zobel, falou para representantes de 44 entidades envolvidas no projeto, na sede do - Foto: Andressa Moreira / Especial Palácio Piratini

O diretor-executivo do Medical Valley, Tobias Zobel, afirmou, nesta sexta-feira (14), durante palestra no Badesul, em Porto Alegre, que a abertura oficial do Cluster de Tecnologias para Saúde do Rio Grande do Sul está prevista para março do próximo ano. Zobel falou para representantes de 44 entidades envolvidas no projeto e elogiou o desenvolvimento do cluster brasileiro, que teve o termo de cooperação firmado nessa terça-feira (11), entre o governo do Estado e entidades parceiras, em ato no Palácio Piratini.

"É o mais avançado em comparação aos projetos de internacionalização da Medical Valley, que estão em desenvolvimento em Boston (EUA) e em Xangai (China)", frisou.

O plano de internacionalização da Medical Valley é criar uma rede de colaboração internacional entre Brasil, Estados Unidos e China. No caso do Brasil, o estado escolhido foi o Rio Grande do Sul. Os países atuarão em estreita cooperação no fomento da indústria e da pesquisa em saúde.

Zobel enfatizou que o objetivo do cluster é melhorar a qualidade e reduzir custo em todo o tratamento da saúde (desde a prevenção até diagnóstico, terapia e cura), com tecnologia e soluções inovadoras. "A combinação das novas tecnologias, desenvolvidas nos diferentes cluster, é que fará surtir o efeito macroeconômico", afirmou o diretor, responsável pelo projeto de internacionalização.

O próximo passo do grupo de parceiros, que vem se reunindo todas as sextas-feiras no Badesul, é criar um mapa de competências, identificando quem trabalha com pesquisa nos hospitais, unidades e empresas. Segundo Zobel,  o planejamento inicial é criar 20 novas startups no cluster do Rio Grande do Sul e  apoiar 20 pequenas e médias empresas no Estado. Outro passo importante, e já em andamento, para a criação do cluster é definir a regulamentação do processo junto à Anvisa. A intenção é resolver os obstáculos existentes nos procedimentos de licenciamento e certificação.

Medical Valley 

Zobel mostrou aos parceiros gaúchos como foi criado o Medical Valley na Alemanha. O centro fica em Erlangen, cidade com 100 mil habitantes, localizada a duas horas de Munique na direção Norte. É composto por 500 empresas responsáveis por 43% da área de patentes na Alemanha. Cerca de 75% dos parceiros estão instalados em um raio de 15 quilômetros, sendo a bicicleta o transporte oficial do Medical Valley.

Texto: Mirella Poyastro/Palácio Piratini
Edição: Rui Felten/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul