Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Com 98% das obras concluídas, Memorial Luís Carlos Prestes recebe visita do governador

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL: 23.06.14 Governador Tarso Genro durante visita o Memorial Luiz Carlos Prestes. Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Memorial é o primeiro projeto de Niemeyer concluído no Brasil após sua morte - Foto: Caco Argemi

Primeira obra assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer na Capital gaúcha, o Memorial Luís Carlos Prestes está em fase final de acabamento, com 98% das obras concluídas. Localizado à beira do Guaíba, na esquina das avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Ipiranga, o espaço fecha o traçado de um caminho cultural de arquitetura em Porto Alegre. Na manhã desta segunda-feira (23), o governador Tarso Genro visitou o local, que já pode receber visitas e conta com um acervo documental parcial disponível.

“Colocar Prestes como homenageado neste memorial é um marco histórico e cultural, não só para a esquerda brasileira, como para a população em geral. É um resgate da utopia das grandes transformações sociais para conhecimento dos brasileiros, especialmente os mais jovens. Um ganho para o povo do Rio Grande do Sul e do Brasil”, falou o governador.

O arquiteto Paulo Sérgio Niemeyer Makhohl, neto de Niemeyer e parceiro na idealização do projeto, caracterizou a obra, orçada em R$ 7 milhões, como uma parceria público-privada por concessão entre a Federação Gaúcha de Futebol com a família de Oscar Niemeyer. “Meu avô tinha um carinho muito grande por Prestes. Esta obra simboliza a dignidade política e transforma o local em mais um ponto de cultura para o Estado. Tem uma característica peculiar, de contar como uma linha do tempo a história de Luís Carlos Prestes, e tem a função de servir como instrumento para a sociedade conhecer um homem símbolo da política revolucionária brasileira”, explicou.

Memorial
O Memorial de Prestes é o primeiro projeto do arquiteto a ser concluído no Brasil após sua morte. A maior parte do acervo será composta por material doado pela filha de Prestes, Anita Leocádia. Ela já cedeu uma coleção de 150 fotos, que serão expostas na ampla sala de exibição com parede em formato de caracol. Outros 150m² do espaço serão dedicados a exposições temporárias, para que as pessoas visitem o espaço de forma periódica.

O local oferece um auditório popular para 25 pessoas sentadas e mantém uma área livre para receber um público maior. Ainda abriga uma livraria não estática, espaço para popularizar o acesso digital e de convivência, como também um estacionamento para 40 veículos. A administração do espaço trabalha com duas datas marcantes para a inauguração oficial: 28 de outubro deste ano, início da marcha histórica que resultou na Coluna Prestes, ou 3 de janeiro de 2015, dia do nascimento do homenageado. 

Texto: Anamaria Bessil
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul