Com apoio do governo do Estado, atletas de tiro com arco ganham medalhas no Brasileiro Paralímpico
Lindiara Souza e Verônica Valente, prata e bronze em suas categorias, utilizam a estrutura do Cete para treinamento
Publicação:
Lindiara Souza ficou em segundo lugar na Dupla Mista Recurvo, enquanto Verônica Valente terminou na terceira colocação no Composto Feminino Individual. A treinadora da Arqueiria Gaúcha, Alexandra Cardoso, que coordena as práticas do tiro com arco no Cete desde 2019, diz que a infraestrutura oferecida pelo centro de treinamento foi fundamental para os resultados recentes das atletas. "A nossa vitória vai além das medalhas, é uma conquista importante para o tiro com arco gaúcho. Estamos colhendo os frutos de muito treino e dedicação", acrescenta.
Além de treinar no Cete, Verônica é um exemplo de sucesso do projeto Arqueiro X, que estimula a prática do tiro com arco para jovens de forma gratuita. "Quero seguir firme nos treinos para conquistar mais medalhas e boas colocações em nome do Estado", afirma Verônica, de 19 anos, orgulhosa pela conquista da medalha de bronze. O projeto é financiado pelo Pró-Esporte RS, um programa de incentivo e financiamento de projetos esportivos e paradesportivos feito por meio de patrocínios de empresas que compensam o valor investido com a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que recolhem.
Com 40 anos, Lindiara começou no tiro com arco há apenas cinco meses e já conquistou medalha de prata em sua primeira participação em competições nacionais, ao lado do parceiro de equipe, Denilson Souza. Ela acredita que o espaço para treinamentos do Cete foi fundamental para que pudesse aperfeiçoar a técnica, em tão pouco tempo praticando a modalidade. "Em janeiro, começamos a treinar e eu propus um desafio para a Alexandra. Eu disse que queria participar do Campeonato Brasileiro e tentar uma vaga para Paralimpíada de Paris, em 2024. Agora, a gente tem um trabalho intenso, eu e toda a equipe que trabalha comigo”, conta Lindiara.
Na última segunda-feira (22), o secretário do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, visitou o Cete, onde se reuniu com a equipe do tiro com arco. No encontro, que também contou com a presença do diretor do Cete, Nelson Cerqueira, as atletas e a treinadora receberam do secretário o diploma de Mérito Esportivo, uma homenagem idealizada pela SEL para quem honra o esporte gaúcho.
Texto: Ascom SEL
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom