Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comando Ambiental faz operação conjunta com a FURG

Publicação:

Comando Ambiental
Episódio ocorreu em uma extensão de 13 quilômetros entre Tramandaí e Cidreira - Foto: Eduardo Rosa /Brigada Militar CABM

O Comando Ambiental da Brigada Militar uniu-se à FURG – Fundação Universidade do Rio Grande em operação conjunta para conter a grande mortandade de animais na orla marítima do Litoral Norte. O episódio ocorreu em uma extensão de 13 quilômetros entre Tramandaí e Cidreira. Foram identificadas 15 tartarugas de aproximadamente 10 quilos cada e cinco botos de aproximadamente 1,20 metros de cumprimento. Próximo aos animais mortos havia cabos de redes, que podem ter sido a origem da morte desses animais.

Os policiais militares ambientais e o diretor do Museu Oceanográfico da FURGS, professor Lauro Barcellos, compareceram no local para pesquisar e desenvolver estudos para identificar a causa do ocorrido. Policiais do Comando Ambiental conduziram o professor até o local onde se encontravam instalados os cabos de rede no mar, oportunidade em que foi efetuada a retirada das redes que estavam na água sem identificação do pescador profissional, procedendo na orientação sobre a legislação vigente de pesca.

Biólogos fizeram levantamento fotográfico a ser utilizado na investigação, na qual os estudos dos animais são considerados como uma etapa importante para a pesquisa. O Comando Ambiental alerta que em casos semelhantes, ou seja, na localização de objetos, resíduos ou até mesmo animais na orla marítima é prudente manter distancia e acionar a Patram pelo telefone 190.

Texto: Assessoria CABM
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul