Comissão de emergências ambientais envolvendo produtos químicos tem novos integrantes

Comissão P2R2
A posse dos novos membros cumpre o cronograma de metas relativo ao aperfeiçoamento da comissão P2R2 - Foto: Camila Santos / Ascom Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado conduziu a instalação da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais Envolvendo Produtos Químicos Perigosos (P2R2). A reunião com os novos integrantes foi realizada nesta terça-feira (17/9) na Sala de Gestão da Secretaria da Segurança Pública em Porto Alegre e reuniu representantes de 16 instituições estaduais e federais.

O programa P2R2 consiste na adoção de estratégias de articulação dos órgãos de fiscalização, desenvolvimento de programas de capacitação, específicos para atuação em eventos de emergências química, biológica, radiológica e nuclear. Além do reaparelhamento dos órgãos de primeira intervenção estatal como Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Corpo de Bombeiros Militar e Brigada Militar, através dos Comandos Rodoviários e Ambiental, o qual faz parte de um importante campo de atuação da Defesa Civil Estadual.

O subchefe de Defesa Civil do RS, tenente-coronel Rodrigo Dutra, coordenou a reunião e destacou “a importância do trabalho integrado desenvolvido por múltiplas agências”. Durante o encontro, a comissão deliberou sobre a inclusão de novos membros, criação de grupos de trabalho para revisão normativa, levantamento de necessidades de respostas e operações de fiscalização.

A Comissão Estadual P2R2 é formada por representantes da Defesa Civil Estadual, Fepam, Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Militar, Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Conselho Regional de Química e Polícia Rodoviária Federal. Também foram convidados para integrar a comissão representantes da Agência Brasileira de Inteligência, Agência Nacional de Transportes Terrestres e Polícia Federal.

A Comissão Estadual P2R2 foi criada pelo Decreto nº 43.591 de 25 de janeiro de 2005. A atual composição da comissão foi designada por ato do governador, publicado no Diário Oficial de 2 de agosto de 2019. A posse dos novos membros (titulares e suplentes) cumpre o cronograma de metas relativo ao aperfeiçoamento da comissão P2R2. A iniciativa faz parte da Ação Programática de Gestão em Defesa Civil, constante do Plano Plurianual 2020-2023 e parte do monitoramento estratégico do Governo do Estado.

Texto: Ana Paola Dala Barba/Ascom Defesa Civil
Edição: Marcelo Flach/Secom