Comitê Olímpico cancela etapa regional dos Jogos da Juventude que ocorreria em Gramado

Esporte card
-

Devido ao agravamento da pandemia causada pelo Covid-19, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou o cancelamento das etapas regionais dos Jogos Escolares da Juventude 2020, previstas para setembro. A comunicação foi feita pela diretoria do COB ao secretário do Esporte e Lazer, João Derly, na noite de quarta-feira (25/3). O município de Gramado iria sediar a etapa regional Amarela dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) em 2020, com atletas das regiões Sul, Sudeste, Goiás e Mato Grosso do Sul.

João Derly explicou que houve muito empenho da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) para trazer os jogos para o RS, mas que manter a saúde dos atletas e das pessoas envolvidas é prioridade. "Foi muito difícil receber a notícia, mas estamos todos na mesma luta". O secretário também agradeceu as parcerias e o esforço do prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, e do secretário de Esporte do município, Jacó Schaumloeffel.

Conforme o gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB, Kenji Saito, após o cancelamento das fases regionais, a entidade trabalha internamente para analisar diferentes cenários que possam viabilizar a realização da etapa nacional no final do ano. “A confirmação da fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude acontecerá até o final de junho, sem nunca abrir mão da segurança dos nossos jovens e do respeito às determinações das autoridades competentes”, disse Saito.

Os Jogos Escolares da Juventude,  organizados e realizados pelo COB, reúnem anualmente mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40 mil escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios. A fase nacional, organizada pelo COB, conta anualmente com mais de 7 mil alunos-atletas de 12 a 17 anos de todo o Brasil.

Texto: Ascom SEL