Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comitiva gaúcha visita empresa finlandesa especializada em monitoramento via satélite

Representantes da instituição virão ao RS no segundo semestre após conversas com grupo liderado por Gabriel Souza

Publicação:

Equipe liderada por Gabriel Souza propõe parceria com empresa especializada em monitoramento via satélite
Encontro em Helsinki reforça compromisso do Estado com políticas públicas inovadoras - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

A comitiva gaúcha liderada pelo vice-governador Gabriel Souza visitou, nesta terça-feira (27/5), em Helsinki, na Finlândia, a empresa ICEYE, líder global em satélites de radar de abertura sintética. Representantes da corporação – cujo foco é sustentabilidade, monitoramento climático e cidades inteligentes – farão uma visita ao Rio Grande do Sul com o objetivo de firmar parcerias estratégicas. A comitiva conheceu ainda o projeto Kalasatama Smart City.

Segundo Gabriel, a missão à Finlândia, promovida pelo Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap), reforça o compromisso do Estado com o desenvolvimento de políticas públicas inovadoras. “Nosso objetivo é aprender com os melhores, sobretudo na área de resiliência climática, educação de excelência e cidades digitais, para aplicar esses aprendizados em nossas regiões”, explica. “Por isso, já convidamos os representantes da empresa para que apresentem a tecnologia aos nossos técnicos. Assim poderemos avançar na prevenção contra novos desastres.”

A secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, detalhou como será a visita ao Estado. “Em agosto eles deverão estar no Brasil para participar do Congresso Internacional de Governo Digital, em Brasília. Depois irão ao Rio Grande do Sul para conversarmos e vermos como podemos incorporar a tecnologia à nossa estrutura”, disse.   

Durante o encontro, a representante da ICEYE na América Latina, Ariadna Gutierrez, ressaltou que os satélites da companhia forneceram dados utilizados no monitoramento das enchentes ocorridas no RS em 2024, contribuindo com informações precisas e em tempo hábil para ações de mobilização e assistência às comunidades afetadas. A tecnologia utilizada no ano passado, porém, é diferente da apresentada agora, na visita da comitiva.  

Gabriel na missão à Finlândia   27 5 25
Segundo vice-governador, objetivo é aprender com os melhores da área - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

A ferramenta permite a visualização, mesmo sob condição de nuvens, chuvas intensas ou à noite, de áreas inundadas mediante imagens captadas por satélites equipados com radares de alta resolução. Além disso, a integração desses dados com modelos digitais de elevação possibilita estimar a profundidade das inundações, aprimorando as análises e as estratégias de prevenção. O objetivo do Estado é aprimorar a gestão de riscos e responder de forma mais eficiente a eventos meteorológicos extremos.  

Gabriel destacou que, recentemente, o governo investiu em novos radares e estações hidrometeorológicas. Para o vice-governador, a tecnologia via satélite finlandesa poderia complementar o conjunto de ações existentes no Estado.

“A parceria com empresas de tecnologia, como a ICEYE, e a potencial adoção de soluções de monitoramento por satélite que acompanhem as mudanças ambientais representam passos decisivos rumo a um futuro mais seguro e sustentável no Rio Grande do Sul”, avalia. “A iniciativa marca um movimento de vanguarda, alinhado às tendências globais de inovação e proteção do meio ambiente, reforçando o papel do Estado como protagonista na construção de uma sociedade mais preparada.”

Danielle também lembrou que o RS já tem um serviço que faz a cobertura em imagens 24 horas por dia, mas encontra dificuldades durante a noite ou em períodos nublados. “Estávamos procurando uma tecnologia que conseguisse rastrear todo o território em tempo real, e foi isso que encontramos aqui”, ressaltou. 

Bairros inteligentes 

Outro destaque da missão foi a visita ao projeto Kalasatama Smart City, bairro inteligente que exemplifica o potencial de urbanismo sustentável e tecnologia aplicada à convivência urbana. O empreendimento, que nasceu de uma antiga área industrial, apresenta soluções como coleta seletiva de lixo subterrânea, sistema de calefação organizado e uso de energias renováveis, como transição do carvão para fontes limpas de energia. 

Gabriel visitou Kalasatama Smart City   mai25
Gabriel visitou projeto Kalasatama Smart City - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

Com aproximadamente 12 mil moradores, o bairro incorpora o conceito de cidades inteligentes ao otimizar recursos, promover eficiência energética e estimular práticas de mobilidade sustentável. A experiência servirá de inspiração para o desenvolvimento de projetos similares no RS que buscam consolidar uma urbanização mais inteligente, inclusiva e resiliente. 

Na quarta-feira (28/5) começa a segunda parte da missão, na Estônia, onde a comitiva participará da Conferência de Governo Digital (e-Governance Conference), principal evento mundial de governança digital. O grupo também irá visitar a Cybernetica, empresa especializada em tecnologias da área. 

Texto: Juliane Pimentel/Ascom GVG
Edição: Secom 

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul