Como o Estado está investindo na alfabetização das crianças?
Explica aí! é uma série de publicações que esclarece, de maneira objetiva e direta, as principais iniciativas do governo
Publicação:

O governo publica uma série de conteúdos sobre as principais entregas do Estado para a população. Com um material direto, simples e informativo, o Explica aí! apresenta respostas didáticas para que as pessoas possam entender facilmente cada ação.
Na educação, área tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o propósito do governo é garantir o futuro do estudante, do professor e da sociedade.
Edição #5: alfabetização
- Por que o nível de alfabetização caiu no RS em 2024?
O maior motivo foram os impactos da enchente de 2024, que provocaram estragos na infraestrutura de centenas de escolas em todas as regiões e dificultaram o acesso e permanência dos estudantes em sala de aula.
- Como o nível de alfabetização dos Estados é medido?
É feito em articulação com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que estabelece um padrão nacional.
- O que este padrão do Saeb significa na prática?
Significa que a criança consegue ler palavras, frases e textos curtos. Também é capaz de localizar informações em bilhetes e contos infantis, além de interpretar textos que misturam elementos visuais e escritos, como tirinhas.
- O que o Estado está fazendo para reverter essa queda?
A principal iniciativa é o Programa "Alfabetiza Tchê". Além disso, o Estado utiliza sistemas próprios de avaliação para aprimorar o ensino.
- O que é o programa Alfabetiza Tchê?
É uma política pública de alfabetização realizada em cooperação entre Estado e todos os 497 municípios gaúchos para fortalecer o ensino e a aprendizagem na idade certa. A Famurs e a Undime também são parceiras.
- Qual é a meta do Estado para 2025?
Alfabetizar 68,8% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública (estadual e municipal), bem acima da meta nacional, que é de 64%.
- Como o Alfabetiza Tchê funciona?
A iniciativa contempla ações em cinco eixos: fortalecimento da aprendizagem, gestão escolar e municipal, formação continuada, avaliação com monitoramento de indicadores e estímulo à cooperação interinstitucional.
- Quanto já foi investido no programa?
Em 2024, foram destinados mais de R$ 40 milhões a bolsas, premiações e materiais didáticos, além da realização de ciclos formativos para educadores e seleção de bolsistas e formadores.
- Quais foram os impactos do programa?
Desde que foi implementada, a medida já aplicou mais de 504 mil avaliações diagnósticas de fluência leitora ao longo de seis edições e distribuiu mais de 532 mil kits de material didático para alfabetização nas escolas públicas do Rio Grande do Sul.
- Quantos formadores foram selecionados para o programa em 2025?
Em 2025, foram selecionados 18 formadores regionais e 470 formadores municipais, responsáveis por multiplicar os conteúdos junto às redes locais, ampliando o alcance e a efetividade das formações.
- Que outras ferramentas o Estado usa?
O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (SAERS), avaliação que mede leitura no 2º ano do Ensino Fundamental. Os resultados do SAERS geram o Índice Municipal da Educação (IMERS), que incentiva os municípios a priorizarem a alfabetização.
- Há premiações para as escolas?
Sim. O Estado premia as escolas que se destacam nos índices de alfabetização, com valores entre R$ 40 mil a R$ 80 mil. As escolas com resultados menos promissores recebem de R$ 20 mil a R$ 40 mil, como forma de incentivo.
Explica Aí!
- Edição #4: precatórios
- Edição #3: aportes para produtores rurais
- Edição #2: dragagem no Guaíba
- Edição #1: batimetria
Texto: Ascom Seduc
Edição: Anderson Machado/Secom