Companhia Riograndense de Mineração reduz número de acidentes de trabalho
Publicação:
As unidades da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), de Minas do Leão e Candiota, conseguiram reduzir seus índices de acidente no trabalho com aquisição de novos equipamentos. A empresa segue rigorosas normas de segurança, ergonomia e conforto dos operadores e busca conscientizar seus colaboradores por meio de palestras sobre seu papel no processo, o que reflete nos indicativos do declínio de incidentes leves e graves.
Em Minas do Leão, com 70 colaboradores, já são mais de 690 dias sem incidentes geradores de afastamento de funcionários. Em Candiota, com 295 funcionários, são mais de 33 dias sem incidentes.
A CRM enquadra-se no mais alto grau em termos de risco de acordo com o ramo de atividade da empresa. Na unidade de Candiota, os acidentes mais comuns ocorrem devido ao solo irregular da mina, especialmente no setor de manutenção. Neste quesito, a empresa está em constante adequação, adquirindo equipamentos como o guindaste caminhão munck, empilhadeira e outros equipamentos que auxiliam nas manutenções diminuindo a exposição a riscos desnecessários.
Conforme o engenheiro João Batista Sampaio, responsável pela segurança na mina de Candiota, o registro mensal dos acidentes de trabalho é feito por setor levando em conta casos com e sem afastamento. Segundo ele, acontecem em média seis casos de acidente com afastamento por ano. Ressalta que, desde 2008, este número tem regredido, o que demonstra um bom trabalho na prevenção de acidentes.
O engenheiro ressalta que mesmo em 2010, quando houve um aumento de mais 28% no quadro funcional devido ao concurso, não houve aumento no número de acidentes. Nos últimos cinco anos, a empresa tem oportunizado o ingresso de estagiários em Segurança do Trabalho, e mantém uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que realiza anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes.
Além dos treinamentos e atividades de conscientização, Candiota e Minas do Leão contam com um rigoroso sistema de controle de circulação de veículos, por meio do Plano de Trânsito nas unidades mineiras. A CRM mantém ainda, uma Brigada de Incêndio onde todos os brigadistas são treinados e realizam atividades físicas para atuar em qualquer situação de salvamento.
Texto: Leonardo Nunes
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305