Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo participa de atividades promovidas pela UCS em alusão aos 150 anos da imigração italiana no Estado

Programação integra o calendário da comissão responsável pelos festejos do marco migratório italiano no Rio Grande do Sul

Publicação:

Cena de espetáculo teatral em um palco de madeira iluminado por luz amarela, com cortina vermelha ao fundo. À esquerda, uma atriz usando vestido longo cinza e lenço na cabeça fala ao público. Ao centro, dois atores trajando roupas antigas em tons terrosos estão em posição de fala, com um deles destacado por um foco de luz. Ao fundo, à direita, três músicos vestidos com boinas azuis tocam violão, sanfona e baixo. Na plateia à frente, espectadores assistem atentos em ambiente escuro.
Evento teve um espetáculo cênico-musical sobre a colonização no Rio Grande do Sul - Foto: Giovanni Disegna/ASCOM SJCDH

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e presidente da Comissão Oficial dos 150 Anos da Imigração Italiana no RS, Fabrício Peruchin, representou o governador Eduardo Leite, na noite de segunda-feira (18/8), no evento promovido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e pelo Consulado-Geral da Itália no Rio Grande do Sul, realizado no Teatro da UCS, em Caxias do Sul. A programação homenageou os 150 anos da imigração italiana no Estado. 

Para marcar a data, a universidade lançou o livro “Sesquicentenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul – 1875-2025”, obra de 640 páginas publicada em box bilíngue (português e italiano). A obra, organizada pelos professores Gelson Leonardo Rech, Terciane Ângela Luchese, Roberto Radünz e Anthony Beux Tessari, está dividida em 11 temas que abordam economia, educação, religiosidade, literatura e língua, família, entre outros. Além disso, o governador Eduardo Leite e o secretário Fabrício Peruchin assinam artigos na publicação. 

Data fortalece amizade e cooperação entre Brasil e Itália

Na sequência, o público acompanhou um espetáculo cênico-musical sobre a colonização no Rio Grande do Sul. A apresentação proporcionou aos espectadores uma imersão na trajetória dos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao Estado a partir de 1875. 

“Foi um grande presente termos a oportunidade de celebrar os 150 anos com essa qualificada equipe que formamos. A data fortalece, ainda mais, os laços de amizade e cooperação entre Brasil e Itália. Desde o início, nossa intenção é valorizar a história, a cultura e as tradições desse povo que tanto contribuiu para a formação da nossa identidade”, destacou Peruchin. “Tivemos e teremos em 2025 diversos eventos dentro do calendário oficial da Comissão. Contudo, este promovido pela UCS é um dos maiores. Hoje, inauguramos o memorial oficial dos 150 anos da imigração italiana no RS.” 

Italianos tiveram importância na construção do Estado

Durante o lançamento do livro, o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, destacou a importância dos imigrantes italianos na construção do Estado: “O passado e os propósitos nos trouxeram até aqui. Temos um Estado pujante pela força dos imigrantes e dos descendentes italianos, que foram, em grande medida, responsáveis pelo progresso que vemos na história e, hoje, no Rio Grande do Sul.” 

A atividade integra o calendário oficial da Comissão dos 150 Anos da Imigração Italiana no RS, instituída pelo Decreto nº 57.558/2024. A Comissão reúne diversas secretarias de Estado e convida instituições a refletirem, debaterem e contribuírem para a construção das ações e celebrações que ocorrerão em 2025, resgatando a história para projetar novos futuros. 

“Já somos mais de quatro milhões de gaúchos com ascendência italiana. A identidade italiana não é apenas um capítulo nos livros de história: ela está viva e pulsante, enraizada no modo de viver, de trabalhar, de celebrar e de sonhar desta terra. Confesso que nunca imaginei encontrar aqui, no Rio Grande do Sul, pessoas que amam a Itália até mais do que muitos italianos nascidos e criados na própria Itália”, afirmou o cônsul-geral da Itália no Estado, Valerio Caruso. 

Sobre os 150 anos 

Em 2025, celebram-se os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, cujo marco é o dia 20 de maio. Foi nessa data, em 1875, que chegaram a Nova Milano (atual município de Farroupilha) os primeiros imigrantes vindos da Itália. 

O primeiro ciclo migratório ocorreu entre 1875 e 1914, trazendo ao Estado cerca de 84 mil pessoas, oriundas principalmente da Lombardia, do Vêneto e do Tirol, em busca de oportunidades e fugindo das tensões que culminaram na Primeira Guerra Mundial. O auge da imigração foi registrado entre 1884 e 1894, com a chegada de aproximadamente 60 mil italianos, cuja contribuição foi fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. 


Texto: Ascom SJCDH
Edição: Secom

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul