Comunidade quilombola de Arroio do Meio terá Ponto de Cultura

Assis Brasil disse que é muito bom uma gestão municipal mobilizada para desenvolver um espaço que contemple de forma

No programa de interiorização da cultura o secretário Assis Brasil e o diretor de Cidadania e Diversidade Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), João Pontes, visitaram nessa terça-feira (18) mais quatro municípios do Vale do Taquari.

Na comunidade São Roque, interior de Arroio do Meio, as raízes da cultura africana são preservadas pela Associação Comunitária Vovô Theobaldo, que reúne 25 famílias em um quilombo reconhecido pela Fundação Cultural Palmares desde 2003. O secretário Assis Brasil esteve no quilombo, na manhã de terça-feira, pois no local será instalado o Ponto de Cultura Vovó Araci, cujo projeto foi selecionado no edital da Sedac.

Coordenado por Loni da Silva, neta do fundador da comunidade, o projeto propõe o desenvolvimento de ações de valorização da cultura afro-brasileira por meio de oficinas de música e dança, como maculelé e capoeira, além de oficinas de teatro. Outra ação a ser desenvolvida é a reativação da memória oral por meio de oficinas de recordação e de narrativas da história da comunidade, artes visuais, artesanato em fibras naturais e de culinária afro-brasileira.

Um pouco da história

Theobaldo da Silva era um escravo que muito jovem decidiu alforriar-se no alto do morro São Roque, em Arroio do Meio. Ali ele criou um quilombo que desenvolveu o plantio de milho, mandioca, feijão, amendoim e hortaliças. A comunidade também preservou os costumes da cultura africana nas danças, cantos, religiosidade e culinária. A filha de Theoblado, vovó Araci ainda vive no quilombo e por isso dá o nome ao projeto do Ponto de Cultura.

Bibliotecas

Os municípios de Coqueiro Baixo, Paverama e Poço das Antas receberam R$ 20 mil cada um para a modernização de suas bibliotecas públicas. O secretário Assis Brasil visitou as três bibliotecas, que já estão executando a licitação para a compra de novo acervo.

A secretária de Educação e Cultura de Coqueiro Baixo, Leda Damasio, apresentou as ações desenvolvidas nas escolas para preservar a cultura local e incentivar o hábito da leitura. Assis Brasil orientou a equipe da prefeitura sobre a criação do Conselho, Plano e Fundo Municipal de Cultura.

A biblioteca pública de Paverama já conta com 3;500 títulos muito procurados pelos alunos do ensino fundamental e agora terá seu acervo renovado com os recursos do edital da Sedac. A secretaria Municipal de Educação e Cultura fez da leitura o foco principal do projeto escolar de 2014, como informou o vice-prefeito Edgar Havenstein.

Em Poço das Antas a expectativa é grande pelo novo espaço que a biblioteca pública terá em breve. Na próxima semana os envelopes das licitações de acervo, mobiliário e equipamentos de informática serão abertos e logo iniciam as obras da nova biblioteca.

“É muito bom ver uma gestão municipal mobilizada para desenvolver um novo espaço que contemple de forma qualificada os recursos públicos recebidos”, disse Assis Brasil. A visita em Poço das Antas foi guiada pelo prefeito Glicerio Junge e pelo secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gilberto Redenker.

A modernização de Bibliotecas Públicas é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura por meio de convênio com o Ministério da Cultura. O investimento total é de R$ 4,015 milhões. Os municípios com mais de 10 mil habitantes recebem R$ 55 mil e os com menos de 10 mil habitantes recebem R$ 20 mil.

Rede RS de Pontos de Cultura

O Rio Grande do Sul terá uma ampliação de 128,26% nos Pontos de Cultura com o resultado dos editais de 2012. A Rede RS de Pontos de Cultura tem como objetivos a promoção da diversidade cultural, o empoderamento, o protagonismo, a autonomia, a articulação em rede (produção colaborativa, compartilhamento de saberes e gestão compartilhada entre sociedade civil e poder público).

Os Pontos de Cultura contarão com inúmeras ações de apoio e acompanhamento, como a realização de seminários anuais de qualificação em assuntos relativos à gestão cultural, oficinas temáticas, prêmios de incentivo ao compartilhamento de tecnologias sociais inovadoras, equipe de assessoramento, uma van contando com equipamentos digitais, audiovisuais e de som, a publicação de cartilhas, revistas, portal virtual, além da realização de encontros de intercâmbio, articulação e mostra de produtos.

Texto e foto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação Secom (51)3210-4305