Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Concurso Ospa irá premiar jovens compositores

Publicação:

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) está realizando a segunda etapa da 17ª edição do Concurso Ospa para jovens músicos. Desta vez, serão premiados até três jovens compositores, com até 35 anos de idade, brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou exterior. As inscrições estarão abertas de 1º a 20 de março. Os vencedores terão sua obra divulgada e executada pela Ospa.

Estamos muito contentes por dar a oportunidade para novos compositores estrearem suas obras junto a uma grande orquestra, que é a Ospa. É uma forma de revelar novos talentos, incentivar a música orquestral e, principalmente, estimular o trabalho de jovens compositores, destacou o diretor artístico da Ospa, maestro Tiago Flores.

Os candidatos poderão inscrever-se diretamente na sede administrativa da FOSPA (Av. 24 de Outubro, 850 / 305 - Porto Alegre), ou via sedex. Deverão ser entregues ou enviados no mesmo envelope três cópias impressas da partitura, digitalizada em computador, da composição concorrente, três CDs de áudio, com midi, onde conste título da obra, minutagem e o ano de composição, a ficha de inscrição totalmente preenchida, onde consta nome do proponente e título da obra proposta, declaração de liberação de direitos autorais assinada, declaração de ciência e concordância com regulamento do concurso, assinada e um breve currículo com foto.

A composição deverá ser inédita, não tendo sido estreada ou publicada até finalização do concurso, ter duração de 7 a 10 minutos e ser escrita para a formação orquestral da Ospa. Serão duas etapas de seleção: fase eliminatória e final, que ocorre no dia 20 de abril. Os vencedores serão divulgados no site da Ospa. 

Concurso Ospa

O tradicional Concurso da Ospa é realizado há mais de 20 anos e já revelou inúmeros talentos da música que são conhecidos do público hoje. Alguns exemplos disso são o atual diretor artístico da Ospa, maestro Tiago Flores, que foi vencedor do concurso em 1988 e o regente do Coro Sinfônico da Ospa, maestro Manfredo Schmiedt. Além deles, o pianista Alexandre Dossin e o violinista Carmelo de los Santos - considerados grandes nomes da atualidade - foram premiados no Concurso.

O concurso dá a oportunidade para que jovens músicos se apresentem com uma orquestra - o que é muito difícil no início de carreira. É uma função cultural muito importante, pois releva talentos, abrindo espaço e projetando novos músicos no cenário, afirmou Tiago Flores..

Em 2011, o Concurso recebeu inscrições dos Estados Unidos, Europa e de diversos Estados do Brasil. De todos os inscritos, foram premiados 11 jovens músicos, entre solistas instrumentistas, solistas vocais e regentes, das cidades Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Ribeirão Preto, Florianópolis, Porto Alegre e Santa Maria.

Texto: Raphaela Donaduce
Edição: Redação Secom - fone (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul