Conexões Gramado Film Market reúne representantes do mercado audiovisual no Festival de Cinema da cidade

Secretaria da Cultura é uma das realizadoras do espaço

10/08/2024 - 52º Festival de Cinema de Gramado - Painéis: Ecossistemas Audiovisuais RS EBC - Perspectivas da Comunicação Pública | Foto: Ticiane da Silva/Agência Pressphoto
Diretora do Iecine, Sofia Ferreira valorizou atuação conjunta de parceiros para retomada das atividades após enchentes - Foto: Ticiane da Silva/Agência Pressphoto

O 8º Conexões Gramado Film Market – espaço dedicado ao mercado dentro do 52º Festival de Cinema de Gramado – segue até o próximo sábado (17/8) com uma programação de painéis, capacitações, mostras especiais e rodadas de negócios. As atividades iniciaram-se no sábado (10/8), no Museu do Festival de Cinema, no Palácio dos Festivais.

A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), é uma das realizadoras da iniciativa, em parceria com a Gramadotur e o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

O primeiro dia começou na Mostra de Games, com um estande montado na Sociedade Recreio Gramadense. Em seguida, ocorreram os painéis Ecossistema RS e EBC – Perspectivas da comunicação pública.

“É bom ver o museu cheio para discutir vários temas, um lugar simbólico que conta a história do nosso cinema pelas lentes do festival”, disse a diretora do Iecine, Sofia Ferreira. Ela agradeceu o trabalho da coordenadora do Gramado Film Market, Gisele Hiltl, e de sua equipe, e destacou ainda que o evento é um momento de encontro, capacitações e negócios.

“Estamos recebendo parceiros e colegas para juntos trazermos à tona desafios de novos formatos de cinema e trabalharmos para nos reposicionar no mercado depois do momento difícil que vivemos”, destacou a diretora. A iniciativa dos ecossistemas reforça a retomada das atividades cinematográficas diante da situação imposta à produção audiovisual após a recente crise meteorológica no Estado.

A convite do Iecine, o professor Cristiano Max Pinheiro, responsável pelo Cluster Games RS, fez uma apresentação sobre o conceito de ecossistema, que vem da área da biologia. “São diversos atores com uma finalidade em comum. Digo que não são nove ecossistemas que temos, mas um ecossistema com nove projetos”, explicou. A iniciativa concretiza a ideia de redes e sistemas produtivos da indústria criativa brasileira – uma das diretrizes do MinC.

"Propomos aproveitar este espaço para um primeiro passo de integração entre os nove projetos de ecossistema do Estado”, explicou Sofia. A diretora do Iecine ainda lembrou aos realizadores presentes que estão abertas as inscrições para projetos participarem do evento Mercado Entre Fronteras, que ocorre na Argentina em novembro. "Conectar os pontos da nossa cadeia visa criar soluções para o setor de maneira colaborativa", pontuou. Participaram do encontro representantes de oito dos nove ecossistemas gaúchos.

Na sequência, a diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antonia Pellegrino, apresentou a mesa EBC – Perspectivas da comunicação pública, destacando a importância da TV Brasil, quinta emissora mais assistida do país. Ela citou as estratégias adotadas pelo canal, como o investimento em licenciamentos. “Retomamos o edital Prodav/TVs Públicas com o objetivo de produzir 75 obras. Um terço desses projetos são do Rio Grande do Sul", destacou.

Premiações e investimento

Durante o 52º Festival de Cinema de Gramado, a Sedac, por meio do Iecine, entregará o Troféu Leonardo Machado e os Prêmios Iecine, que nesta edição foram divididos em três categorias: Legado, Inovação e Destaque. A cerimônia de premiação dos vencedores ocorre no dia 16 de agosto.

O governo do Estado investiu R$ 1,48 milhão na realização do festival. Os recursos incluem um convênio com o Iecine (R$ 280 mil), no qual estão alocados os valores das premiações; recursos do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura (LIC) (R$ 700 mil); e patrocínio do Banrisul, por meio da Lei Rouanet (R$ 500 mil). Mais informações sobre o Festival de Cinema estão disponíveis no site do evento.

Texto: Ascom Sedac
Edição: Felipe Borges/Secom