Confira as ações do governo do RS no combate ao coronavírus em 13 de abril

Coronavírus card combate 1
-

O governo do Estado segue trabalhando em ações para combater a pandemia do coronavírus. Confira abaixo as medidas desta segunda-feira (13/4).

Estado recebe repasse extra do Ministério da Saúde

Em transmissão ao vivo, o governador Eduardo Leite anunciou, nesta segunda-feira (13), repasse de R$ 260,8 milhões em recurso extra, do Ministério da Saúde, para enfrentamento da Covid-19. Desse total, R$ 79,4 milhões ficarão com o Estado e R$ 181,4 milhões serão repassados às prefeituras. "No Estado, será incremento à média e alta complexidade, e nos municípios, em piso de atenção básica (PAB) e de média e alta complexidade. Por isso, precisamos contar com as parcerias das cidades para garantir o atendimento a toda a população", explicou Leite.

Governo distribuirá 25 mil testes rápidos para identificar casos de coronavírus

O governo do Estado começa a distribuir a partir da próxima quarta-feira (15/4) um lote de 25 mil testes rápidos sorológicos para identificação de novos casos de coronavírus no Rio Grande do Sul. Cada caixa contém 20 testes individuais, e os 497 municípios gaúchos receberão os kits de acordo com a população e o número de casos confirmados. Os testes serão realizados com prioridade em profissionais da saúde, da segurança e do sistema penitenciário. Pessoas que tiveram contato direto com profissionais desses grupos que testarem positivo para a Covid-19 também receberão prioridade para o exame.

Governador aguarda resultados de pesquisa de amostragem rápida para definir restrições ao comércio

Com a proximidade do fim do prazo determinado para a restrição do comércio no Estado, o governador Eduardo Leite informou, em transmissão ao vivo na segunda-feira (13), que aguarda dados técnicos para embasar as próximas decisões, que devem ser anunciadas na quarta-feira (15/4). Entre sábado (11/4) e segunda (13), foram aplicados 4,5 mil testes rápidos em pessoas residentes em diversas regiões, de modo aleatório. A primeira leva de resultados será entregue ao Executivo entre os dias 14 e 15 de abril. A pesquisa do Estado, em parceria com cinco universidades federais, pretende aplicar 18 mil testes rápidos e, assim, determinar a prevalência do coronavírus no território gaúcho.

Daer entrega novo lote de kits contra o coronavírus aos postos do IGP no interior

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) viabilizou mais uma entrega de kits contra o coronavírus para os postos médicos-legais e de criminalística do Instituto-Geral de Perícias (IGP) no interior do Rio Grande do Sul. Na última semana, por meio de ônibus intermunicipais, ocorreu o envio de luvas, máscaras e macacões para as cidades de Santana do Livramento, Pelotas, Bagé e Uruguaiana.

Bombeiros retomam atendimentos para protocolo de vistorias e reanálise de PPCI

Atividades de segurança contra incêndio realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) começaram a ser retomadas gradativamente na segunda-feira (13). O serviço, suspenso temporariamente por causa da pandemia da Covid-19, teve determinação para reinício estabelecida no Decreto Estadual Nº 55.177, publicado no Diário Oficial do Estado em 9 de abril. O texto inclui as ações relativas à emissão ou renovação de Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI) como essenciais durante o período da crise sanitária.

Texto edição: Secom