Confira as ações do governo do RS no combate ao coronavírus em 15 de abril

Coronavírus card combate 1
-

O governo do Estado segue trabalhando em ações para combater a pandemia do coronavírus. Confira as medidas anunciadas nesta quarta-feira (15/4).

Estudo inédito estima que RS tenha 5.650 pessoas infectadas pela Covid-19

A primeira etapa da pesquisa por amostragem para projetar o percentual da população do Rio Grande do Sul infectada pelo novo coronavírus estima que 5.650 pessoas já estejam contaminadas pela Covid-19. Os resultados dessa primeira rodada foram apresentados nesta quarta-feira (15/4), durante entrevista coletiva de imprensa do governador Eduardo Leite, realizada no Palácio Piratini.

As projeções levam em conta o resultado de 4.189 testes aplicados em nove cidades de diferentes regiões e apontam para uma relação de um caso para cada grupo de 2 mil habitantes. O estudo inédito encomendado pelo governo do Estado e coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) terá outras três fases com o objetivo de identificar a prevalência da Covid-19 e projetar incidência de casos mais graves e até o grau de letalidade da doença.

Governador prorroga medidas de restrição no RS até 30 de abril

Após a divulgação dos primeiros resultados da pesquisa de projeção da população infectada pelo novo coronavírus no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite anunciou, nesta quarta-feira (15/4), que prorrogará as medidas de restrição à circulação de pessoas e serviços no Estado até 30 de abril. No entanto, municípios que não integram as regiões metropolitanas da capital e da Serra – áreas com mais incidência de casos confirmados de Covid-19 – poderão aliviar as vedações ao comércio. Caberá aos prefeitos dessas cidades determinar o que será liberado, desde que não infrinjam as regras estaduais e que justifiquem suas decisões em decretos municipais, observando os indicadores de contágio locais.

RS já recebeu mais de 872 mil máscaras para profissionais de saúde

Mais um lote de equipamentos de proteção individual (EPIs) para prevenção dos profissionais que atuam no atendimento a pacientes de Covid-19 chegou ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (15/4). Com essa remessa, o governo do Estado já contabiliza mais de 872 mil unidades de máscaras protetoras para distribuição e proteção aos trabalhadores dos serviços de saúde. Os equipamentos são enviados pelo Ministério da Saúde para serem distribuídos pela Secretaria da Saúde (SES) aos municípios e hospitais.

Governo envia 24 toneladas de alimentos para a região Central do RS

O governo do RS, por meio da Defesa Civil, enviou 24 toneladas de alimentos para a região Central do Estado na manhã desta quarta-feira (15/4). A medida faz parte das ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Os alimentos não perecíveis foram carregados e transportados da Central de Doações da Defesa Civil em Porto Alegre para Santa Maria, com apoio do Corpo de Bombeiros, militares e caminhões do Exército.

Uergs lança vídeo com informações em Libras sobre o coronavírus

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) criou um material em Libras com esclarecimentos e orientações sobre a pandemia causada pelo novo coronavírus. A produção do vídeo é uma iniciativa do professor Alexandro Cagliari, contando com a colaboração da estudante do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia Viven Lopes, que é surda, e da filha e intérprete dela, Laura Lopes. Clique aqui para acessar o vídeo.

Sulgás prorroga prazo para pagamento de fatura de gás natural residencial e do comércio

A Companhia de Gás do Estado do RS (Sulgás) prorrogará novamente o prazo de pagamento e parcelamento das faturas de gás natural dos segmentos residencial e comercial, que somam 58,6 mil clientes no Estado, incluindo hospitais, restaurantes, supermercados, padarias, clubes e hotéis, entre outros estabelecimentos. O benefício será estendido para vencimentos até 31 de maio, sem aplicação de multas e juros. Os clientes da Sulgás que já receberam boleto sem o parcelamento e desejam obter o benefício da prorrogação de prazo e parcelamento do valor devem aguardar e não efetuar a quitação dos documentos atuais.

Texto e edição: Secom