Confira as ações do governo do RS no combate ao coronavírus em 16 de abril

Coronavírus card combate 1
-

O governo do Estado segue trabalhando em ações para combater a pandemia do coronavírus. Confira as medidas anunciadas nesta quinta-feira (16/4).

Com apoio do Estado, hospital em Taquara reabre como referência no tratamento da Covid-19 na região

Fechado desde 10 de março, o Hospital Bom Jesus, em Taquara, foi reaberto na manhã desta quinta-feira (16/4). A nova estrutura possibilita o atendimento imediato aos pacientes de municípios do Vale do Paranhana, de São Francisco de Paula e de Cambará do Sul que tenham sido diagnosticados com o novo coronavírus. O local ficou fechado devido ao encerramento da gestão da antiga administradora. Por meio de um contrato com duração de cinco anos, o governo do Estado repassará mensalmente R$ 1,6 milhão, e a prefeitura de Taquara, R$ 366 mil, para o gerenciamento da instituição pela Associação Hospitalar Vila Nova (AVHN).

Governador permite reabertura gradual do comércio na Serra

O governador Eduardo Leite anunciou, na tarde desta quinta-feira (16/4), em transmissão ao vivo, uma alteração no decreto publicado pela manhã. Depois de uma reunião com os prefeitos de Caxias do Sul, Flávio Cassina, e de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, e de avaliar os ofícios enviados pelos chefes de Executivo de 14 municípios, Leite tomou a decisão de permitir a abertura gradual do comércio na região metropolitana da Serra Gaúcha. "Há um entendimento, entre os 14 prefeitos, de dispensa desse tratamento equânime no que diz respeito às restrições. Também considerando o número de ocupação de leitos de UTI – 60%, na Serra – e o número de casos com relação à população, optamos por levantar a restrição", explicou o governador.

Governo recebe doação de 60 mil máscaras de proteção facial

O governo do Estado recebeu, na tarde desta quinta-feira (16/4), na sede da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a doação de 9.660 máscaras de proteção facial (modelo face shield). A entrega representa uma ação conjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da empresa Taurus e das Forças Armadas. Os equipamentos de proteção individual (EPIs) serão destinados a profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus no Estado.

Doação de R$ 250 mil garante álcool gel e insumos para enfrentamento do coronavírus

A Secretaria da Saúde (SES) recebeu, nesta quinta-feira (16/4), 12 mil unidades de álcool gel doados pela empresa Souza Cruz, que também garantiu o envio, por etapas, de outros insumos, como resinas para confecção de máscaras faciais. A doação terá um valor total de R$ 250 mil. Além disso, a Souza Cruz colocará sua frota de veículos à disposição do Estado para o transporte de doações, insumos e equipamentos.

Texto e edição: Secom