Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Confira o que será destaque no Dia Estadual do Patrimônio Cultural pelo RS

Publicação:

dia do patrimônio RS Sedac
Dia do Patrimônio será celebrado pela primeira vez em 2019 com atividades em todo o Estado - Foto: Divulgação / Sedac

No próximo final de semana (17/8 e 18/8), o Estado vai celebrar, pela primeira vez, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural – uma proposta da Secretaria da Cultura (Sedac). Em alusão à data, a Sedac propôs aos municípios, instituições e coletivos governamentais e não governamentais, que desenvolvessem atividades culturais. Mais de 60 municípios já aderiram. Um mapa interativo informa detalhes da programação em todo o Estado.

A data foi criada por meio do Decreto nº 54.608, de 25 de abril deste ano, e institui o Dia Estadual do Patrimônio Cultural e sua celebração no terceiro final de semana de agosto. Em âmbito nacional, o Dia do Patrimônio Cultural é comemorado em 17 de agosto – nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador do IPHAN e diretor da instituição por 30 anos.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, pretende que esta seja a sua marca de gestão à frente da Sedac. “Certa vez me perguntaram que marca eu gostaria de deixar na cultura do Estado. Eu respondi que o Dia do Patrimônio. Nossa ideia é abrir o Palácio Piratini para as pessoas; permitir que elas possam se reconhecer em espaços do nosso patrimônio cultural”.

Nesta quarta (14/8), irá ocorrer a entrega de kits de livros, às 15h, na Biblioteca Pública do Estado (BPE) para bibliotecas públicas municipais e comunitárias cadastradas. As publicações são resultado de doações de autores e contrapartida de obras publicadas com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS) e da Lei Rouanet.

Alguns destaques da programação 

NA CAPITAL: 

Palácio Piratini (sábado, 17)

– 10h15: a secretária Beatriz Araujo assina a portaria de tombamento da matriz do antigo Banco Pelotense (localizada no centro de Pelotas) e de outras três filiais do banco, situadas em Cachoeira do Sul, Rio Grande e Santana do Livramento.
– 10h20: o governador Eduardo Leite assina o Decreto de Regulamentação do Registro de Bens Culturais Imateriais do Estado. À tarde tem visita guiada no Palácio.

Instituto Estadual do Livro (sábado, 17, às 13h30, na rua André Puente, 318)
  cortejo festivo, com parte do acervo de documentos, em homenagem ao autor gaúcho Oliveira Silveira.

Biblioteca Pública (sábado, às 16h30, na rua Riachuelo, 1190) 
 lançamento do livro “Hospital Psiquiátrico São Pedro: livro de visitantes”.

Espaço IPHAE Patrimônio RS (sábado, às 15h, rua General Canabarro, 363) 
 roda de conversa sobre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, em sua sala localizada no Solar do IAB/RS, sede do Instituto de Arquitetos do Brasil que está, também, exibindo quatro exposições de arte-pintura, escultura, foto e instalações.

Museu de Arte Contemporânea (sábado, às 20h, rua dos Andradas, 736 – 6º andar Casa de Cultura Mario Quintana)
 inauguração da exposição “Um lugar para Criar”, com 25 trabalhos de alunos do arquivo do Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE); proposta artística “Ocupações”, que consiste em uma série de quatro intervenções escultóricas.

Theatro São Pedro (sábado, 13h30, 15h e 16h30; domingo, 10h, 11h30 e 14h, na Praça Marechal Deodoro – s/nº) 
– visita guiada para o público conferir os detalhes arquitetônicos e históricos do prédio inscrito como Patrimônio Histórico Cultural Estadual (Iphae) e Nacional (Iphan).

NO INTERIOR:

Museu do Carvão (sábado, 10h, na Profª Silvana Narvaez, 61, Arroio dos Ratos) 
 caminhada cultural, Museu de Portas Abertas (visita guiada)
– Festival de Teatro da Região Carbonífera, considerado o maior festival de artes cênica da região 

Museu Histórico Farroupilha (sábado, na rua Coronel Pedroso, 77, Piratini)
– 10h: palestras e oficinas com os quilombolas – “As vivências e ensinamentos das Benzedeiras e Parteiras’’
– 14h: apresentações de bandas marciais, DTG Ruy Ramos e demais grupos de danças tradicionalistas.

Texto: Rafael Varela/Ascom Sedac
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul