Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conselhão debate política de turismo para a Copa 2014

Publicação:

A política de turismo no Rio Grande do Sul foi a pauta da atividade desta sexta-feira (26/04), realizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS). No encontro da Câmara Temática Copa 2014, a estratégia do Governo do Estado para
Conselhão debate política de turismo para a Copa 2014

A política de turismo no Rio Grande do Sul foi a pauta da atividade desta sexta-feira (26/04), realizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS). No encontro da Câmara Temática Copa 2014, a estratégia do Governo do Estado para preparar o setor para o evento foi detalhada pela titular da pasta, Abgail Pereira, e debatida com os conselheiros e representantes de entidades envolvidas.

Entre os encaminhamentos do encontro, constaram recomendações para a ampliação do orçamento da Secretaria do Turismo (Setur), medidas de prevenção à violência no trânsito e formação de grupo de trabalho para elaborar campanha de comunicação sobre a cultura gaúcha. O Plano Diretor de Turismo do RS foi explicado por Abgail, realizado em parceria com os representantes das 23 microrregiões turísticas do Estado e com apoio da Fundação Getulio Vargas (FGV).

O plano apresenta eixos estratégicos para a promoção do setor no RS, potencialidades, dificuldades e metas para 2015. Identificar vocações e potenciais destinos turísticos e apoiar planos regionais de turismo, por meio de linhas de crédito do Banrisul e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), estão entre os objetivos. Entendemos que o papel do Estado em relação ao turismo é induzir o desenvolvimento do setor. Identificamos o turismo como um setor que pode se tornar um vetor para o desenvolvimento. A realização da Copa é uma grande oportunidade para isso, argumentou.

De acordo com a secretária Abgail, o programa RS Mais Turismo tem R$ 25 milhões previstos para 2013 e tem como meta qualificar 10 mil profissionais até 2014. A geração de empregos no setor turístico gaúcho foi de 250 mil em 2012, com meta de ampliar para 354 mil até 2015. Um destino turístico só é bom para o turista, quando é bom para o seu próprio povo, enfatizou a secretária, mencionando as ações estão sendo desenvolvidas voltadas a infraestrutura, acesso, segurança, saneamento, prestação de serviços e qualificação profissional.

Empresária do setor, a conselheira Marta Rossi saudou as iniciativas que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado para a promoção do turismo no RS. A iniciativa privada vinha caminhando sozinha nesse ramo. A partir das ações deste Governo e do trabalho da Setur, temos um parceiro para o desenvolvimento do turismo no Estado, declarou. Para Marta, o turismo é uma atividade transversal, que interage com diversos setores da economia, tendo importância decisiva para o desenvolvimento. Nesse sentido, a conselheira pediu atenção prioritária do Governo em relação ao segmento.

Promoção da cultura do RS
Na presidência da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), o conselheiro Fabio Bernardi salientou a oportunidade que o RS tem com a realização da Copa para promover sua imagem no cenário internacional. O Rio Grande do Sul e Porto Alegre jamais receberão a mídia que terão durante a Copa. Temos que aproveitar este momento para definirmos uma estratégia de comunicação para promover nossa cultura, argumentou, destacando as particularidades culturais que o RS têm em relação ao restante do país. O tema também deverá ser analisado pelo Governo.

Presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, a conselheira Diza Gonzaga manifestou sua preocupação com a suspensão da lei que proíbe consumo de álcool nos estádios durante a Copa. Ela informou que, segundo dados da Brigada Militar, cerca de 70% dos casos de violência nos estádios diminuíram. O Brasil tem condições de fazer uma boa copa, sem negociar sua democracia. A Lei não pode tirar férias, enfatizou. Com base no apelo da conselheira, o tema será analisado pelo Governo e uma atividade com o Detran deverá ser realizada em relação ao assunto.

O secretário-executivo do CDES-RS, Marcelo Danéris, explicou que o encontro sobre o tema no Conselhão é uma oportunidade de se tratar o turismo, com vistas à realização da Copa no RS. Solicitada pelos próprios conselheiros, a Câmara contribui como dispositivo de controle social aos gastos públicos necessários para a realização da competição e acompanhamento das ações, de modo a assegurar um legado para a sociedade.

A participação de todos aqui é muito importante para que alcancemos nossos objetivos em relação ao evento. Trata-se de uma oportunidade para fixar a marca do povo gaúcho no cenário internacional, destacou o conselheiro Alexandre Saltz, um dos proponentes da criação do colegiado. Ele resgatou o histórico dos debates realizados pela câmara desde sua instalação, em agosto de 2012.

A Copa do Mundo 2014 será realizada no Brasil de 12 de junho a 13 de julho. Entre as 12 cidades-sede está Porto Alegre, onde ocorrerão cinco partidas, quatro pela primeira fase e uma pelas oitavas de final. Os jogos deverão ocorrer no Estádio Beira-Rio, nos dias 15, 18, 22, 25 e 30 de junho. 

Prazo
O representante da Secretaria do Esporte e Lazer entregou um ofício do Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 informando que, durante todo o mês de maio, estará aberta a quarta e última janela de inscrições para os potenciais candidatos a Centros de Treinamentos de Seleções (CTS). De acordo com o ofício, todos os campos que não foram incluídos nas versões anteriores do Catálogo de Treinamentos de Seleções bem como candidatos novos, poderão apresentar a candidatura.

Texto e foto: Stela Pastore
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul