Consulado da China em São Paulo atende demandas de gaúchos
Publicação:
O cônsul-geral da China em São Paulo, Sun Rongmao, foi recebido, na quinta-feira (25), pelo secretário adjunto do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Josué Barbosa, em audiência na Sedai. O embaixador veio comunicar que, a partir do acordo entre o governo popular da China e o governo brasileiro, o RS passa a integrar a área de jurisdição do Consulado-Geral da China em São Paulo. Dessa forma, os processos de assuntos consulares e vistos procedentes do RS passam a ser despachados pelo consulado chinês em São Paulo.
O acordo prevê a extensão da área de jurisdição consular do Consulado-Geral do Brasil em Shanghai para as províncias de Anhui e Shandong e do Consulado Geral do Brasil em Guangzhou para as províncias de Guangdor, Fujian, Hainan,Guizhou, Hunan, Yunnan e região autônoma da etinia Zhuang de Guangxi.
Relações comerciais
O Rio Grande do Sul, em 2009, exportou para China US$ 2.383.274.422,00 , em produtos como: soja, fumo, óleo de soja, pasta química de madeira, polipropileno e polietileno. A soma dessas exportações colocam o RS como o 3o estado exportador brasileiro para esse país. As importações gaúchas da China, no ano passado, totalizaram US$ 428.757.710,00 na compra de produtos como: tecidos, motocompressores, partes de elevadores, pneus e eixos de transmissão.