Copa 2014 define responsabilidades nas cidades-sedes
Publicação:
Um passo importante para a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil foi dado na tarde desta quarta-feira (13/01) com a assinatura da Matriz de Responsabilidade entre o governo federal, os governos estaduais, as prefeituras e os clubes cujos estádios estão relacionados para a realização da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo Fifa 2014.
O Rio Grande do Sul, cuja capital, Porto Alegre, já foi sede na Copa de 1950 e novamente é uma das subsedes da competição, esteve presente com o secretário Extraordinário da Copa 2014 - RS, Paulo Odone, que representou a governadora Yeda Crusius.
O acordo determina as áreas que ficarão sob responsabilidade de cada agente envolvido. Além dos acordos gerais de responsabilidade, o Termo de Compromisso aponta as obras de preparação nas áreas de mobilidade urbana e estádios, o chamado PAC da Mobilidade. Odone cita o caso dos aeroportos. As obras de pista e terminal são de responsabilidade da União e o entorno, do estado e município.
Os investimentos do governo federal em projetos de mobilidade urbana do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a Copa do Mundo de 2014, com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), chegarão a R$ 7,68 bilhões. Somados aos investimentos estaduais e municipais, esses recursos alcançarão R$ 11,48 bilhões, a serem aplicados em 47 projetos destinados a melhorar o trânsito nas 12 cidades-sedes do Mundial.