Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Copa Mabilde de Futsal promove integração das escolas das ilhas

Publicação:

esporte educação
Torneio busca incentivar a participação de crianças e adolescentes em práticas desportivas - Foto: Diego da Costa

Para promover a integração entre os estudantes das quatro instituições de ensino localizadas na ilha dos Marinheiros, Pintada e Ilha das Flores, e incentivar a participação de crianças e adolescentes em práticas desportivas, a Escola Maria José Mabilde, da Ilha da Pintada, ocorreu, nesta quarta-feira (11), a Copa Mabilde de Futsal. Os times, formados por integrantes das escolas Oscar Schimitt, Almirante Barroso, Alvarenga Peixoto, e a instituição que sediou a competição, representaram as seleções da Copa do Mundo. Durante a atividade, que contou com cerca de 1,2 mil alunos, também ocorreu a Feira das Nações. Os jovens puderam expor seus trabalhos e demonstrar o conhecimento adquirido sobre os países que fazem parte da edição 2018 da competição mundial que ocorre na Rússia. 

O diretor da Escola Maria José Mabilde, Edgar de Quadros, explica que a Copa Mabilde de Futsal foi disputada em duas categorias: infantil e infanto-juvenil. Entretanto, ele salienta que foram formados times mistos com séries, turmas e gêneros diferentes no mesmo grupo. De acordo com ele, a palavra de ordem é o respeito à diversidade. “Queremos que os nossos estudantes se integrem. Mas, não só isso. Queremos que eles também respeitem a diversidade. Por isso, nós organizamos times com características diferentes”, destacou.
 
A professora de História, Vilma Arrial, foi a responsável por organizar a Feira das Nações. Conforme ela, o projeto interdisciplinar, com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, para fazer com o que os estudantes conhecessem mais os países da Copa do Mundo, buscou destacar temas como cultura, história, economia e culinária. “É muito importante que esta competição, que ocorre a cada quatro anos, não passe somente a ideia do futebol, mas a riqueza histórica de cada país”, afirmou.
 
A estudante da 8ª série, Nicole Araújo, de 14 anos, é integrante da banda Vivendo Emoções da Escola José Maria Mabilde. Ela afirma que as atividades da instituição de ensino incentivam a boa relação entre os colegas de aula. “Acho legal quando é assim. Quando todo mundo se ajuda e se envolve. Já estudei em outros lugares e nenhuma delas tinha tanta coisa legal para fazer, como aqui”, salientou.
 
Presenças

A cerimônia de abertura do evento, ocorrida durante o período da manhã, contou a apresentação da banda Vivendo Emoções da Escola Maria José Mabilde. Representando a Secretaria da Educação (Seduc), estiveram presentes as seguintes assessoras da Divisão Porto Alegre (DPA): Michela Scherer, Rosane Reiter e Adriana Cunha.
Texto: Diego da Costa/ Ascom Seduc
Edição: Léa Aragón/ Secom
Portal do Estado do Rio Grande do Sul