Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Inscrições para cadastro temporário da Rede Estadual são reabertas

Candidatos podem se inscrever até 10 de junho para vagas emergenciais de professores, especialistas e servidores

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrita a palavra Educação ao centro, logo abaixo de um ícone composto por um chapéu de formando sobre dois livros. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

Após o restabelecimento do sistema, que se encontrava inoperante desde 6 de maio devido a questões técnicas provocadas pelo alagamento em Porto Alegre, o cronograma dos editais de cadastro temporário foi atualizado. O novo prazo foi publicada nesta terça-feira (28/5) no Diário Oficial do Estado.

Interessados em atuar como professores, especialistas de educação ou funcionários de escolas na Rede Estadual podem se inscrever até 10 de junho acessando o formulário disponível no site da Secretaria da Educação (Seduc), no menu Contratos Temporários. As vagas abrangem municípios de todas as regiões do Estado, conforme a necessidade das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).

Candidatos que se inscreveram anteriormente, até 6 de maio, e que receberam o e-mail de recibo da finalização de entrega de documentação já estão habilitados para a próxima etapa (análise de documentação), não sendo necessária uma nova inscrição.

Após preencher a ficha de inscrição com dados pessoais, o candidato receberá no e-mail cadastrado um código de acesso para enviar digitalmente os documentos comprobatórios em formato PDF.

As informações completas do edital estão disponíveis no site. Os critérios de classificação são baseados na titulação e na experiência comprovada na área.

Ao realizar a inscrição no banco de cadastro de professores e especialistas de educação, é preciso optar primeiro pela CRE e escolher entre os componentes curriculares/disciplinas disponíveis conforme a demanda de cada coordenadoria.

As modalidades de atuação para os docentes incluem: Educação Básica, Ensino Fundamental e Ensino Médio; Educação Profissional, nos Cursos Técnicos; Educação Especial; e Educação Indígena. Os candidatos a especialista de educação podem escolher entre a atribuição de orientador educacional ou de supervisor escolar.

No caso do banco de cadastro de servidores de escolas, é preciso selecionar a função desejada, o município e a coordenadoria. A opção dos cargos contempla as atividades de técnico agrícola e de agente educacional, com possibilidade de ênfase em alimentação, manutenção de infraestrutura, administração escolar e interação com educando. Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato com a CRE da região.

A lista dos candidatos será divulgada em até 30 dias após o encerramento do período de inscrição. O prazo de validade dos contratos é de um ano, a contar da homologação da classificação.

O processo seletivo também conta com reserva de vagas para pessoas com deficiência, negras, trans ou indígenas.

Links para os editais

Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul