Curso de acompanhante terapêutico recebe inscrições até 1º de abril
Publicação:
O Curso de Acompanhante Terapêutico, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, por meio da Seção de Saúde Mental em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP), está com inscrições abertas até o dia 1º de abril. O público-alvo são servidores estaduais ou municipais de nível médio com interesse na prática do Acompanhamento Terapêutico (AT) dos 24 municípios que têm ações em álcool e outras drogas e estão inseridos como prioritários no Programa de Prevenção à Violência do Governo do Estado. Os interessados podem obter informações pelo fone (51) 3901-1500 na Escola de Saúde Pública (avenida Ipiranga, 6311).
Serão oferecidas 58 vagas, duas por município, sendo uma para o Hospital Colônia Itapuã, três para o Hospital Psiquiátrico São Pedro e três para o Instituto Psiquiátrico Forense. O curso tem duração de 180 horas, e será realizado uma vez ao mês, durante dois dias inteiros. O AT é uma prática de cuidado destinada a pessoas com algum tipo de transtorno mental ou sofrimento psíquico que coloque dificuldades na condução da vida cotidiana. Como prática de saúde, visa melhorar a qualidade de vida dos usuários, auxiliando-os na organização da vida diária.
A aula do dia 28 de abril, quando se inicia o curso, será aberta ao público, não necessitando inscrição prévia. No módulo final, haverá apresentação dos trabalhos e a oficina Costurando Rede.
Temas abordados:
– Modelos de atenção e Saúde Mental
– História da loucura e histórico do AT
– AT na diversidade: diferentes ciclos de vida; vulnerabilidades e transtornos
– Diversidade; ética no cuidado
– AT e a violência
– Trabalho do AT
– Rodas de conversa
– AT entre a casa e a rua
– AT como estratégia clínica, política e de gestão, entre outros.