Curso para professores e agentes penitenciários visa a qualificar ensino nos presídios
Publicação:
A Secretaria da Educação promove a partir desta terça-feira (8), no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, curso de formação continuada para 230 professores e 50 agentes penitenciários que atuam na Educação de Jovens e Adultos em presídios. A iniciativa, que seguirá até quinta-feira (10), visa a qualificar o ensino oferecido à população carcerária do Estado, contribuindo com a reintegração dos detentos à sociedade. A rede estadual tem capacidade para atender cerca de quatro mil apenados.
O curso de formação faz parte do Projeto Educando para a Liberdade, realizado a partir da parceria entre a secretaria, a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), o Departamento Penitenciário do Ministério da Justiça e a Unesco. A Universidade Regional Integrada (URI) foi selecionada para capacitar os professores e agentes penitenciários.
Após a formação, a URI também fará o acompanhamento dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos nos presídios, com o objetivo de elaborar um diagnóstico do ensino oferecido aos detentos. Está prevista, ainda, uma nova rodada de capacitação para outubro, quando serão trabalhadas as avaliações da educação nas penitenciárias.