Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Debate com Albino Rubim e Glauber Piva encerra 1ª Jornada da Diversidade RS

Publicação:

A 1ª Jornada da Diversidade do RS chega ao fim  na sexta-feira (14). A ação, iniciada em 13 de novembro, contou com dezenas de atividades integradas promovidas por instituições públicas e mais de 30 organizações sociais.

Para marcar o encerramento, uma importante programação será realizada no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mário Quintana. O lançamento do edital FAC das Artes, pela Secretaria da Cultura do RS (Seduc), destinando R$ 1,6 milhão a diferentes produções artísticas do Estado; e o debate sobre Geopolítica, Estado e Diversidade

O lançamento terá a participação de representantes de movimentos sociais, do secretário da Cultura do RS, Assis Brasil, do secretário da Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, do diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine/MinC), Glauber Piva, da doutora em Antropologia Urbana (UFBA), Andréa Damânico, do fotógrafo e representante do RS na Comissão Nacional de Pontos de Cultura, Leandro Anton, do coordenador do grupo Nuances, Célio Golin, e de Elis Regina Gomes de Vargas, da Unegro. A mediação é de Soledad Bech Gaivizzo, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O evento inicia às 18h30, e tem entrada gratuita.

O edital tem por objetivo a seleção de projetos culturais, que receberão financiamento do Pró-cultura RS, via Fundo de Apoio à Cultura - FAC, nas áreas das Artes Visuais, Cinema, Circo, Dança e Teatro e Música. Os projetos deverão fomentar o desenvolvimento de atividades artísticas; promover experiências estéticas, criativas e inovadoras e a pesquisa autoral e de linguagens; incentivar o desenvolvimento de novas linguagens artísticas, o intercâmbio de ideias, a inovação e a convergência entre arte e tecnologia; valorizar a diversidade artística do Rio Grande do Sul, bem como os talentos locais e regionais.

Sobre a I Jornada da Diversidade RS
A 1º Jornada da Diversidade do Rio Grande é a expressão da mobilização histórica de inúmeras pessoas, movimentos, organizações e instituições no sentido de promover o avanço, a consolidação e a preservação da diversidade no Estado. Apresenta-se não como a soma dos elementos que compõem um mosaico de singularidades fragmentadas, mas visa, acima de tudo, promover a articulação, convergência, alteridade, transversalidade temática, a possibilidade de não só nos respeitarmos, mas que possamos compartilhar saberes e fazeres, produzindo novas formas de ser, pensar e agir no mundo.

Em sua programação, a Jornada contou com uma série de ações, como a Semana da Consciência Negra, a 16ª Parada Livre e a 6ª Marcha Lésbica de Porto Alegre, a Teia RS 2012 - encontro de Pontos de Cultura, Povos de Terreiro, Povos Indígenas e Culturas Populares, os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulher, o Fórum Social Mundial Palestina Livre, mostra de filmes na TVE, Casa de Cultura Mario Quintana e Palácio Piratini, Festival Fora do Eixo, show do Lenine em Porto Alegre, 38ª Semana da Restinga: História e Superação, 2º Seminário de Direitos Humanos do GHC, 2º Seminário Gaúcho dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher, dentre outras (a programação completa pode ser acessada aqui

A Jornada foi uma realização do Governo do Estado do RS, em conjunto com diversas entidades e associações estaduais e nacionais.

Serviço:
O que: Encerramento da I Jornada da Diversidade do RS
Quando: 14 de dezembro (sexta-feira), às 18h30
Onde: Teatro Bruno Kiefer - CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Entrada franca

Texto: Assessoria Sedac
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Arquivos anexos

Portal do Estado do Rio Grande do Sul