Defesa Civil divulga relatório sobre consequências dos eventos climáticos que ocorreram entre 21 e 28 de setembro
Publicação:
A Defesa Civil do Estado consolidou em uma tabela os dados relativos aos eventos climáticos adversos que atingiram todas as regiões do Estado nesta semana. As informações são provenientes de 51 municípios que reportaram ocorrências diversas como granizo, tempestade convectiva, fortes chuvas, inundações e enxurradas entre 21 e 28 de setembro.
Na quarta-feira (27/9), ocorreu a confirmação da morte de uma mulher, que ocupava um veículo arrastado pelas águas no município de Barra do Ribeiro na terça-feira (26/9). Também foram contabilizadas 624 pessoas desabrigadas, 1.635 desalojadas e 47.904 afetadas direta ou indiretamente pelos transtornos associados ao evento climático.
Os integrantes das Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil têm atuado de maneira muito próxima aos municípios afetados, em ações como comunicação e notificação a respeito de alertas, entrega de lonas, acompanhamento e apoio a ações preventivas, entre elas retirada de famílias ribeirinhas e em outras áreas de risco, levantamento de locais afetados, assessoramento às prefeituras na produção de documentação para as decretações de situação de emergência, apoio a abrigos e entrega de itens de ajuda humanitária.
Os dados constantes no relatório são reportados pelas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, de forma que apenas compõem a planilha os municípios que reportaram à Defesa Civil do Estado suas informações a respeito dos eventos.
Texto: Defesa Civil
Edição: Secom