Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil RS coordena simulação de plano emergencial contra enchente em Novo Hamburgo

Publicação:

A Defesa Civil do Estado realiza no próximo sábado (12), no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, o Simulado de Plano Emergencial, que prevê ações de emergência em casos de enchentes e tempestades. Além do resgate por terra, os profissionais envolvidos na ação devem promover um resgate com helicóptero.

Coordenador regional de Defesa Civil da Área Metropolitana, o major Alexandre Teixeira Santos afirma que os atendimentos serão divididos em três níveis - leve, grave e gravíssimo. Às 9h, os agentes iniciam a evacuação da população do bairro Canudos. Eles serão deslocados até um determinado ponto e depois para um abrigo no próprio bairro, que terá uma estrutura programada, destacou. Pessoas em estado gravíssimo serão deslocadas de helicóptero, enquanto os casos graves vão ser atendidos por ambulâncias.

Conforme Teixeira, a ideia é montar em uma hora todos os cenários possíveis na simulação. Serão todas ocorrências ao mesmo tempo. Após o encerramento, a proposta é prolongar por mais uma hora o atendimento à população, com ações preventivas de saúde, explicou. A estimativa é de que 600 pessoas participem da atividade. Não lembro de um simulado deste porte promovido no Estado. Pelo que recordo este é o primeiro, afirmou. O simulado encerra as oficinas de Preparação ao Plano Emergencial da Região Sul, que reúne 40 alunos de diversos municípios gaúchos.

A movimentação será acompanhada por câmeras instaladas nas viaturas, que vão transmitir as imagens para telões instalados no QG da Defesa Civil, na Capital. No Palácio Piratini, seis técnicos avaliarão o desempenho dos colegas. Na primeira parte do treinamento serão acionados o sistema de Defesa Civil Municipal, análise preliminar de perigo e plano de contingência de enxurradas.

A segunda fase priorizará assistência à população. Uma iniciativa dos governos Federal, Estadual e municipal, o simulado - que ocorrerá com qualquer tempo - visa testar o acionamento do sistema municipal de Defesa Civil, treinar os agentes públicos e preparar a comunidade local para situações de evacuação de regiões atingidas por enchentes.

Texto: Felipe Samuel
Edição: Redação Secom (51) 23210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul